2014/01/13

Stereo Tri-partido junta três músicas em dois canais


Qualquer pessoa conhece as vantagens do som stereo, mas há uma banda que está a levar o som stereo ao limite usando-o para disponibilizar não uma, nem duas, mas sim três músicas diferentes.

Embora muitas vezes as músicas pouco uso dêem ao som stereo, há algumas que optam por posicionamentos mais extremos que fazem com que certos instrumentos ou efeitos fiquem quase na totalidade num único canal. Isso faz com que, quando se está a partilhar um dos auriculares com alguém, se percam partes essenciais da música, transformando por completo a música que supostamente se queria ouvir.

A banda Night Bus levou essa técnica ao limite com este 3-way stereo; que coloca deliberadamente duas músicas complementares em cada um dos canais. Isso quer dizer que quem estiver a ouvir um dos canais poderá estar a ouvir uma música com guitarra e um vocalista masculino; mas no outro ter-se uma música com batida electrónica e uma vocalista feminina. Mas a parte mais interessante é que quando se combinam as duas, o resultado final continua a ser uma música agradável de se ouvir (em vez de uma mixórdia ininteligível).

Assim, trata-se de um verdadeiro três-em-um, com cada pessoa a poder facilmente optar por ouvir uma música com uma sonoridade mais relaxada, mais mexida, ou a música completa combinando ambas.


E falar de stereo leva-me aos tempos em que na minha juventude tinha curiosidade para saber o que isso era, e felizmente tinha uns primos mais velhos porreiros que me puseram a ouvir o fantástico War of the Worlds de Jeff Wayne com auscultadores, e onde alguns efeitos não deixavam margem para dúvidas de que a coisa ia da esquerda para a direita ou vice-versa! :)

2 comentários:

  1. O mais engraçado é que este conceito já foi tentado em 1962 no álbum "Pop+Jazz=Swing". Spoiler: foi um flop (não é por acaso que quase ninguém conhece isto). Em cada faixa, num canal tem uma música jazz, no outro tem "pop orchestra" (1960s pop, diferente do nosso) e, quando se ouve os dois canais combinados, fica-se uma música "swing" com mais corpo e ritmo.

    O album não é grande charuto e, naturalmente, este truque limita muito a expressividade de cada música, mas só pela experiência vale a pena ouvir. Esta nova música, sendo música electrónica, provavelmente não perde tanto.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Pop_%2B_Jazz_%3D_Swing
    http://www.discogs.com/Various-Triple-Play-Stereo-Pop-Jazz-Swing/release/2465598

    ResponderEliminar
  2. Viva

    Obrigado pela info.

    http://www.youtube.com/watch?v=xoKHZIaV6ec

    Benny Golson's Orchestra:
    Left channel: You're Driving Me Crazy
    Right channel: Moten Swing (1962)

    ResponderEliminar