2014/01/13

Notícias do Dia

Jogos cada vez mais impressionantes - como este The Division; o Windows 9 pode chegar já em Abril de 2015; espiar alguém fica mais barato que nunca usando os telemóveis das próprias pessoas; o som (e danças) dos algoritmos de ordenação; casa dos Simpsons em LEGO pela mão de um designer português; 7 easter eggs secretos do Google; venda de computadores continua em queda cada vez mais acentuada; e as novidades do update Lumia Black para os Windows Phones.

Têm muito mais no habitual sumário alargado das notícias do fim de semana no final das notícias de hoje, e não se esqueçam de ver se foram contemplados com um dos livros O'Reilly deste mês (e nos próximos dias ficaremos a conhecer as prendas deste mês para os membros do Clube AadM+! :)


Meizu MX3 corre Ubuntu Touch


Se querem experimentar algo diferente dos Androids e iOS, o Meizu MX3 propõe algo que tem causado muita curiosidade em todos os que desejam usar os smartphones como verdadeiros substitutos de um desktop completo: usando o Ubuntu Touch. Será mais um indício de que vários fabricantes estão mesmo a preparar-se para lançar um equipamento a correr o Ubuntu - mas não quer dizer que venha a ser exactamente este equipamento, que mais provavelmente estará a ser usado apenas como plataforma de desenvolvimento.




Micro-geradores eólicos


Estamos habituados a ver torres eólicas com hélices que medem dezenas de metros de diâmetro, mas há investigadores que estão a trabalhar no extremo oposto da escala, com pequenas ventoinhas microscópicas que um dia poderão ser usadas para gerar energia para nano-máquinas - onde baste uma pequena brisa (ou sopro) para garantir a geração de energia. Nos modelos já feitos, o diâmetro das suas pás fica-se pelos 1.8mm.


Nvidia Tegra K1 bate a concorrência


O novo Tegra K1 da Nvidia parece não dar hipótese aos concorrentes actuais (incluindo o Snapdragon 800 e o A7 da Apple), embora nalguns testes a comparação seja injusta por aqui se tratar de um K1 ligado a um ecrã Ultra HD 4K. Por outro lado, a Qualcomm não tem estado parada e o seu novo Snapdragon 805 promete também bastantes melhorias a nível do GPU... pelo que vai ser interessante ver que tal este dois mega-chips se comportam quando colocados lado a lado.

(Igualmente interessante será saber qual a sua autonomia com CPU e GPU a funcionar ao máximo... ;)


Samsung mostrou smartphone com OLED dobrável no CES


Enquanto muitas coisas se vêem nos eventos tipo CES, muitas outras há que são apenas mostradas a um conjunto restrito de pessoas, longe do olhar do público. Parece ter sido esse o caso com um protótipo de um smartphone com ecrã OLED dobrável da Samsung.

É tecnologia que nos vai obrigar a repensar muitos dos conceitos que agora damos por "garantidos", de que os ecrãs são planos ou ligeiramente curvos, mas rígidos, e abrirá todo um novo horizonte de possibilidades para novos equipamentos. Mas... será coisa que apenas começará a surgir timidamente em 2015.


Novo anúncio da Apple mostra versatilidade do iPad no mundo

A Apple quer mostrar as mil e uma maneiras como cada utilizador dá uso ao seu iPad, e criou um vídeo publicitário onde nos mostra o mesmo em todo o tipo de locais e actividades,




Curtas do Dia

Resumo da Madrugada



1 comentário:

  1. "embora nalguns testes a comparação seja injusta por aqui se tratar de um K1 ligado a um ecrã Ultra HD 4K"

    injusta para o próprio K1 o que abona ainda mais em seu favor.

    ResponderEliminar