2014/01/12

O baixo custo da espionagem via telemóvel


Numa altura em que a privacidade está na ordem do dia e onde a maioria das pessoas já não dispensa o uso de um telemóvel, importará relembrar que esse pequeno aparelho que transportamos diariamente tanto pode ser o nosso melhor amigo... como também facilitar que se saiba tudo aquilo que fazemos - e de forma bem mais económica para quem nos quiser espiar.


Noutros tempos, não muito distantes, saber por onde andava uma pessoa implicava o recurso a uma equipa de perseguição com cinco veículos que se iam revezando para não levantar suspeitas, com um custo de quase $300 dólares/hora; ou então equipamentos electrónicos dispendiosos - fazendo com que os custos de tais operações durante semanas ou meses se tornasse "astronómico"! Com o avanço da tecnologia, o custo dos gadgets foi diminuindo, reduzindo o custo de tais operações - mas o custo torna-se ainda mais reduzido dispensando por completo todos estes equipamentos e usando... os telemóveis das próprias pessoas a espiar.



Em vez de gastar dinheiro em equipas de vigilância ou gadgets dignos de filmes de espionagem, as autoridades podem simplesmente fazer um pedido aos operadores de telecomunicação e rapidamente - e economicamente - saber por onde anda a pessoa e ter também acesso às suas conversações; sem qualquer risco da pessoa poder suspeitar do que se passa.

Pior ainda, a facilidade com que isto pode ser feito abre as portas à tal espionagem em larga escala que a NSA tem sido apanhada a fazer; recolhendo dados de todo um país (ou países), alegando que tal é feito de forma "preventiva".

Serve para reflectir... pois por muito que se preocupem com a vossa privacidade, desligando GPS, serviços de localização e outras coisas nos smartphones, isso em nada afecta a capacidade do vosso operador saber por onde vocês andam (a não ser que desliguem as comunicações - com o "airplane mode" por exemplo). À partida, teremos que confiar que esses nossos dados são mantidos em segredo... mas será que alguém se poderá arriscar a acreditar que é mesmo assim?

4 comentários:

  1. Se há coisa que os filmes me ensinaram é que quando estamos em fuga não se usa telemóveis, ou usa-se descartáveis pé-pagos temporáriamente. :P

    ResponderEliminar
  2. Podemos ser paranóicos e esconder a nossa vida, ou podemos ultrapassar esta barreira e viver a vida, like we just don't care :-)

    ResponderEliminar
  3. Já muita gente usou essa frase do "quem não deve não teme" mas não gostaram quando a seguir viram o que consideravam algo de privado exposto.

    Muna análise ao gráfico, é interessante ver a diferença de valores entre as 3 operadoras dos EUA

    ResponderEliminar