Desde cedo aprendemos empiricamente que as coisas sólidas são duras, e os líquidos são... líquidos. Mas por vezes há materiais que subvertem um pouco estes conceitos e que ultimamente até nos permitem caminhar sobre um líquido.
Alguns de nós já terão tentado "caminhar sobre a água" - sem grande sucesso. Mas se em vez de água usarmos um fluido não-newtoniano os resultados serão bem diferentes. Contrariamente aos líquidos tradicionais, estes "líquidos" têm comportamento bem diferente, com a sua viscosidade a depender da força aplicada. Na prática faz com que um "líquido" se possa tornar "sólido" se lhe for aplicada força suficiente - que neste caso se traduz pela pressão dos pés ao tentar caminhar sobre ele.
Claro que há um pequeno pormenor que convirá não esquecer: se ficarem parados durante algum tempo ou não aplicarem força suficiente, o fluido regressará ao seu estado líquido fazendo com que se afundem numa mistela mais parecida com areias movediças. Mas, sem dúvida que é o tipo de coisa que dá para fazer umas experiências bem divertidas, como aconteceu em Kuala Lumpur no vídeo que se segue.
Gravado no Gerês:
ResponderEliminarhttps://www.youtube.com/watch?v=Oe3St1GgoHQ
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarMarc, mas esse do gerês é fake...
ResponderEliminarSim mas um bom fake :)
Eliminarhttp://www.youtube.com/watch?v=vblhBmHKW5s
A caminho dos 13,5 milhões de visualizações.
EliminarSe têm feito o mesmo no Lago Tiberíades e dito que tinham descoberto como Cristo fazia, já iam nos 135 milhões :)
Quem teve a ideia foram os Mythbuster e usaram amido de milho na água.
ResponderEliminarhttp://www.youtube.com/watch?v=5GWhOLorDtw
Lá por os Mytthbusters o terem mostrado na TV, não quer dizer que a ideia tenha sido deles
EliminarA de usar amido de milho penso que sim, mas admito não tenha sido o primeiro e tenha ido buscar a ideia a algum lado, no video parece ser ideia do Jamie.
Eliminaré a farinha mayzena
Eliminarquem ja se aventurou na cozinha e misturou farinha maisena com agua, é exactamente esse o efeito :)
ResponderEliminar