2014/01/14

Solar Liberator - Painéis Solares Simplificados no Indiegogo


Hoje ficamos a saber que mais de 60% da energia produzida em 2013 em Portugal teve origem em fontes renováveis e que a energia solar teve um crescimento de 20%. Por coincidência, temos também um projecto no Indiegogo que quer facilitar ainda mais o acesso a esta fonte de energia: o Solar Liberator.

Poucas coisas haverá de mais apelativas do que poder gerar electricidade a partir da luz do Sol, de forma limpa e sem custos (para além da aquisição inicial do equipamento). Mas isto que em teoria é atractivo, na prática torna-se por vezes num autêntico pesadelo com instalações complicadas e montes de "extras" que não se estava à espera. Este projecto Solar Liberator que simplificar todo o processo e propõe-nos painéis solares prontos a usar.


A instalação de painéis solares poderá ter como aspecto visível os painéis no telhado, mas por norma obriga a equipamentos adicionais como inversores DC/AC, controladores de corrente, banco de baterias, etc. Com o Solar Liberator tudo isso passa a estar integrado em cada painel fazendo com que o cliente final apenas tenha que ligar uma simples ficha numa tomada eléctrica... e já está!

Se não estiverem interessados num painel solar (ou mais) de 500W para reduzir a factura de electricidade em casa, existem também duas versões "mobile" de 25 e 100W, que para além das tomadas eléctricas incluem também portas USB, miniUSB , microUSB e fichas de 9V e 12V com os quais poderemos carregar praticamente qualquer equipamento mobile existente.



Em todos os casos, os Solar Liberator incluem baterias internas (50, 200, 1000Wh), que podem ter potência acrescida recorrendo a um pack extra de baterias que quadruplica a sua capacidade, e que permite usufruir da energia que tiver sido acumulada durante o dia, mesmo quando o Sol não brilha.

Os preços são de $99 para a versão de 25W, $239 para a de 100W e $799 para a de 500W (+$35 de portes) com as entregas previstas para o próximo mês de Abril.

6 comentários:

  1. Para carregar telemoveis e tablets no campismo a versão mais barata deve chegar e safar muita gente de incomodos.

    ResponderEliminar
  2. Um bom conceito ter tudo junto, o ponto negativo deve-se às fichas estarem disponíveis no exterior, o que não vai ajudar a quem pretenda colocar o dispositivo na rua todo o ano...

    ResponderEliminar
  3. E quando existir um problema... ups... lá terá que se remover o painel por inteiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas os outros continuarão a funcionar: num sistema tradicional, se avariar o inversor ou o regulador de carga da bateria, deixas de poder usar todo o sistema.

      Eliminar
  4. Estas coisas podem ser muito atractivas, mas depois de ler aquele relato (acho que era sobre o Pebble) do aumento exponencial do preço na alfândega, para mim ficaram riscadas....

    ResponderEliminar
  5. Viva

    Num país com tanta % de sol durante o ano, poucas "invenções" existem... lobbies...

    ResponderEliminar