2014/01/14

Super-lente permite transmissões de electricidade sem fios a grande distância


Investigadores conseguiram criar um material (ou melhor dizendo, um meta-material) que é capaz de focar as emissões electromagnéticas a distâncias muito superiores às que eram conseguidas até ao momento, tornando possível a transmissão de electricidade com muito maior eficiência.



Tal como se usa uma lente para transmitir luz focada a maiores distâncias, as transmissões de energia eléctrica sem fios estão limitadas pelas antenas/bobines dos emissores e receptores. Isto faz com que que um sistema que use uma bobine com 2cm de diâmetro tenha uma redução substancial da sua eficiência se for usado a uma distância superior - a 6cm de distância a energia recebida é de apenas 0.1% da que foi transmitida.

Com esta "super-lente" as emissões electromagnéticas podem ser ampliadas enormemente para maiores distâncias: nos testes, as pequenas bobines continuavam a transferir uma quantidade apreciável de energia mesmo quando colocadas a 30cm de distância. Para além disso, uma vez que este sistema usa campos magnéticos para transferir energia, os potenciais riscos para a saúde serão muito menores do que a utilização de verdadeiros campos eléctricos.

No futuro espera-se que estes desenvolvimento venham a permitir a existência de sistemas de carregamento wireless que possam carregar todos os equipamentos de uma sala (ou uma casa) sem que nos tenhamos que preocupar com a distância a que estamos do "carregador".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)