2014/01/30

iBag - uma carteira inteligente que nos ajuda a poupar dinheiro


Ora aqui está algo que faria jeito a todas as pessoas. Por muito poupado que se seja, há sempre alturas em que a tentação do consumismo nos leva a melhor, e lá vamos nós à carteira para ir buscar dinheiro ou o cartão para fazer uma compra de algo que, se calhar, nem precisávamos. Com estas iBag, essa tentação passa a ser mais fácil de resistir pois teremos a ajuda desta carteira electrónica.

Como é que isso é feito?

Estas iBags têm um arduino, com GPS e GSM, e são capazes de se manterem fechadas assim que detectam que estamos por perto de lojas onde habitualmente não resistimos à tentação de gastar dinheiro. Se mesmo assim não conseguirmos resistir, a carteira é capaz de nos "denunciar" enviando um SMS para alguém que nos possa posteriormente chamar a atenção para a compra evitável. É uma ideia engraçada, mas que porr agora não passa de uma proposta que tinha como objectivo alertar e consciencializar para os riscos do sobre-endividamento que tantas pessoas afecta.

Ainda assim, se houver interessados em número suficiente, este projecto poderá tornar-se num produto real. E já agora, sugiro uns upgrades: como a possibilidade da carteira poder registar o tipo de compras que fizemos e que valores gastamos (e onde), para que depois pudesse apresentar relatórios geo-localizados das nossas despesas. Se víssemos que havia uma área particularmente gravosa para as nossas finanças, bastaria passar a evitá-la para que não se cedesse à tentação de gastar dinheiro.

2 comentários:

  1. Sim, mas se eu sair á rua com um iBag na mão/braço vão achar-me esquisito.

    Para mulheres também não me parece uma Channel "à Pêpa".

    Acho que não vai ter sucesso.

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante mesmo essa ideia!

    ResponderEliminar