2014/01/04

O poder do Snapdragon 805


A evolução no hardware mobile tem sido "obsceno" nos últimos anos, e começamos a chegar a um ponto em que as diferenças entre o que se pode fazer com um smartphone ou tablet ou com um PC num caixote com uma placa gráfica potente... poderão ser postas em causa. Se o actual Snapdragon 800 já nos surpreende ao fazer voar jogos 3D em resoluções Full HD... o futuro Snapdragon 805 leva a coisa ainda mais além.

O Snapdragon 805 troca o GPU Adreno 330 que temos no Snapdragon 800 por um mais avançado Adreno 420 e as suas capacidades gráficas não deixarão ninguém indiferente. Usando o tablet de referência da Qualcomm que servirá de base para developers e fabricantes, já é possível ficar com uma ideia do que a próxima geração de equipamentos mobile nos vai permitir fazer: desde a descodificação por hardware de conteúdos Ultra HD com codec HEVC (e esperemos também o VP9 do Google); a rendering multiview 3D (enviando 8 streams de vídeo em simultâneo); capacidades de processamento de fotos "instantâneas" (para simular as re-focagens posteriores ao estilo Lytro); e muito mais.

Mas hoje vinha falar-vos das capacidades gráficas... e para isso nada como verem um vídeo que demonstra o tesselation que aumenta drasticamente a qualidade dos gráficos 3D, e que como podem ver na seguinte demonstração (a correr a 2560x1440)... não parece fazer suar o Snapdragon 805 e o seu Adreno 420.


5 comentários:

  1. Será que um dia vamos ter uma PS3 (ou PS4, quem sabe?) num smartphone? Isso é que era uma categoria!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a nvel de graficos, acredito que logo logo chegue a isso. mas a jogabilidade... ja é outra historia!

      Eliminar
    2. graficamente já estamos quase numa ps3 mas a fisica dos objectos no mobile ainda está muito longe de lá chegar

      Eliminar
  2. Por alguma razão a Sony deixou a PSP para tras a aposta nos Smartphones com certificado playstation.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sony não deixou a PS Vita para trás ou desistiu dela, apenas não consegue ter sucesso com essa consola, tanto que o meu Xperia Z1 em nada ofereça de idêntico à Vita. No reverso da moeda a 3DS da Nintendo está de muito boa saúde, ou seja para jogos mobile prefiro 1000% uma consola, os jogos mobile para samartphone para já são lixo mascarados da sigla F2P, ou baixos preço a mascarar a falta qualidade, sim existe excepções mas no geral nada como uma consola dedicada ...!

      Eliminar