2014/01/31

Registo da palavra Candy leva a revolta por parte de game developers


As manias dos direitos de autor não se limitam às músicas e filmes; na área dos videojogos também temos casos caricatos... e que resultam em respostas igualmente caricatas. Certamente já terão ouvido falar do último fenómeno do momento, o jogo Candy Crush Saga - que já marcou oficialmente o início de uma nova era, tornando-se o jogo mobile mais popular de sempre e ultrapassando as tradicionais consolas de jogos mobile como a GameBoy e 3DS. Os seus criadores - King - estão tão empenhados em proteger o seu império que registaram a palavra "candy" na Europa (e estão prestes a consegui-lo também nos EUA).

Como resultado, têm contactado todos os criadores de apps que contenham a palavra Candy ameaçando-os com processos caso não mudem o seu nome. É uma situação triste para todo e qualquer developer que tenha (e já tivesse) uma app com o nome candy - que é ampliado pelo facto dos criadores do Candy Crush terem também copiado inúmeros jogos (o próprio Candy Crush acaba por ser uma versão do Bejweled)  - e que agora deu dado origem a um movimento de protesto que encontrou uma forma original de mostrar o seu desagrado: criar o maior número de apps com nomes que gozem com os jogos da King.

Por isso, vários developers estão a submeter apps com nomes como Candy Crap Saga, ThisGameIsNotAboutCandy, CANDY on the EDGE, Candy Escape Goat Saga, Candy Crush SEGA, e Don't Let the Candies Crush; que serão quase seguramente recusados mas que pelo menos irão dar trabalho aos reviewers da App Store da Apple.

Mais uma vez, trata-se de responder "à letra" a um abuso de registo de palavras genéricas que permite a empresas de criatividade duvidosa simplesmente impôr a sua vontade sobre todos os pequenos developers que não têm recursos suficientes para os combater. Combater e impedir apps que se tentem fazer passar pelos seus jogos é uma coisa; disparar em todas as direcções só porque uma app tem uma palavra genérica que eles se lembraram de registar... é outra!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)