2014/02/14

Apple patenteia sistema de emails descartáveis anti-spam


Os emails podem ser uma excelente forma de comunicação, mas inevitavelmente, com o passar do tempo, acabam por se tornar também um local onde vamos levando com mais e mais spam indesejado - e que nem sempre os filtros automáticos conseguem remover. Mas, o processo de mudança de email é algo que pode implicar muitas dores de cabeça (dar o nosso novo email a todos os contactos, actualizar todos os serviços onde nos registamos com ele, etc.). Para tentar ajudar nesta situação, a Apple patenteou um sistema de emails descartáveis.



Os emails descartáveis não são uma novidade, mas o objectivo deste sistema de emails descartáveis da Apple é tornar todo o processo de funcionamento mais simples e transparente para o utilizador.

A ideia é podermos criar emails, que até poderão ficar associados a certos serviços ou empresas, mas que a qualquer momento poderemos cancelar (e também utilizar para saber que empresas é que cederam o nosso contacto para este tipo de marketing abusivo).


Parece-me algo idêntico a usar o truque do "+" nos endereços Gmail, mas sem que o nosso verdadeiro endereço fique visível. Só que ao contrário deste "truque" ou do sistema de forwarding/redirect que temos em sistemas de emails descartáveis tradicionais, e onde uma resposta a partir da nossa conta de email principal poderá inadvertidamente revelar o nosso email real; neste sistema isso deixará de ser uma preocupação.

A mim parece-me uma ideia excelente, do mesmo estilo que os "alias" que a MS disponibiliza no seu outlook, permitindo criar endereços de email alternativos que são enviados para a nossa conta de email principal ou para uma pasta separada. Já era tempo desta funcionalidade passar a ser oferecida em todos os serviços de email, assim permitindo uma mais fácil gestão do nosso email, e também a tal possibilidade de se criarem emails temporários que poderemos descartar quando deixarem de ser necessários.

(Agora, interrogo-me sobre o que acontecerá se criarmos um alias e depois o eliminarmos... será que fica disponível para que outra pessoa o utilize? Imagino que não, pois isso seria uma falha de segurança enorme - tal como a confusão da reciclagem de emails que o Yahoo fez, e onde os novos utilizadores receberam email que era destinado aos anteriores donos desses endereços.)

1 comentário:

  1. Como é que conseguem patentear um sistema que já existe ao pontapé !??!?!

    ResponderEliminar