2014/02/07

Chromebox for Meetings - sistema de video-conferência empresarial a $999


Quem já tiver espreitado os preços cobrados por sistemas de video-conferência "profissionais" não poderá deixar de ficar chocado. Os preços exorbitantes que são cobrados poderiam fazer sentido numa altura em que isso quase obrigava a ter linhas dedicadas de alto débito de ligação à internet; mas hoje em dia qualquer pessoa racional não poderá deixar de pensar em algo como "mas... eu faria isto bem mais barato usando os Hangouts do Google"! E agora é o próprio Google que o quer demonstrar.

Para isso o Google está a propor o Chromebox for Meetings, um sistema de video-conferência usando Chromeboxes e que tem preços a começar nos $999. Um valor que mesmo assim alguns poderão considerar excessivo (considerando que se pode usar os Hangouts gratuitamente), mas que para uma empresa habituada a pagar cinco ou dez vezes mais por algo idêntico, será uma verdadeira pechincha.


O sistema inclui um Chromebox Asus (com i7 Haswell), câmara HD com autofocus, coluna,  microfone e telecomando, e permite até 15 participantes simultâneos, que poderão estar a usar outros sistemas idênticos, ou simplesmente os seus computadores, tablets ou smartphones. Há até a possibilidade de se interligar o sistema com outros sistemas de videoconferência tradicionais usando uma ferramenta da Vidyo, assim como telefones tradicionais usando um número da UberConference.

Após o primeiro ano, o sistema terá uma anuidade de $250 (mais um motivo para que comprem um Chromebox e periféricos equivalentes e optem por fazer o vosso próprio sistema sem custos recorrentes - embora percam todo o sistema de gestão que o Google oferece para este efeito).

Para mim chega-me perfeitamente os Hangouts "do povo"... mas não nego que aquele Chromebox Asus com i7, é realmente bastante interessante. Esperemos que os $999 pedidos não estejam directamente relacionados com o preço daquele Chromebox ao público... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)