2014/02/04

Google abre finalmente o Chromecast aos developers


Demorou, mas chegou finalmente o dia pelo qual todos esperavam: o Google vai finalmente permitir que todos possam tirar partido do Chromecast nas suas apps. Até ao momento esta funcionalidade estava apenas disponível via "hacks" e reverse-engineering; que muitas vezes eram fechadas pelo Google a cada nova actualização; mas agora isso deixará de ser necessário.

Com esta abertura do Chromecast para todos, o Google e o Android passam a ter uma resposta à altura do AirPlay da Apple; fazendo com que o streaming de conteúdos locais (ou directamente da web) para um qualquer ecrã compatível se torne extremamente simples. Considerando o baixo custo de um Chromecast, este continuará a ser uma proposta bastante atractiva para todos os que desejem adicionar inteligência aos seus televisores ou monitores - servindo também como forma de aproximação do Android à sala de estar.

Com um Chromecast ligado ao televisor da sala, não deverá faltar muito para que alguns jogos permitam enviar a imagem que vêem no smartphone directamente para o ecrã; e que quando associados a um controlador bluetooth; transformarão um smarpthone numa verdadeira consola de jogos sem as "limitações" de um ecrã pequeno e ausência de controlos físicos.

Agora só falta que o Google comece a vender (ou disponibilizar) o Chromecast a nível mundial, para evitarmos ficar dependente de alguns lapsos da Amazon para os podermos comprar.

1 comentário:

  1. A steam já tem essa capacidade de streaming para outro ecrã e pelos vistos funciona bem. Vai ser preciso subscrição, no entanto.

    ResponderEliminar