2014/02/04

Facebook faz 10 anos e mostra-nos o Facebook do futuro


Em termos digitais, podemos dizer que uma década é quase uma eternidade - ou pelo menos, marcará a saída da "adolescência" e a entrada na vida adulta. No caso do Facebook este aniversário vem acompanhado por estatísticas com números astronómicos... e uma nova app que nos mostra que o Facebook está de olhos voltados para o futuro.

O desejo das pessoas comunicarem com os seus amigos é algo que existe desde sempre, e depois de algumas redes sociais que nasceram, cresceram, e praticamente desapareceram, os últimos anos têm sido dominados pelo Facebook.

Ao fim de 10 anos isso representa maisde 400 mil milhões de fotos partilhadas, mais de 7.8 biliões de mensagens, e mais de mil milhões de utilizadores que mensalmente utilizam o serviço - sendo que a grande maioria também o faz usando as versões mobile do Facebook. De uma pequena empresa com meia dúzia de amigos, o Facebook tornou-se num dos gigantes da Internet, com mais de 6000 empregados espalhados pelo mundo.


Eu, que não sou muito dado a estas coisas "sociais", demorei o meu tempo a aderir ao Facebook - e ultimamente só o fiz precisamente com o intuito de talvez conseguir encontrar alguns daqueles amigos e colegas de escola dos quais fui perdendo o rasto ao longo dos anos. Infelizmente, poucos foram os que consegui encontrar usando o FB, e desde então também pouco tem sido o uso que lhe tenho dado (sendo que mais tempo dedico à página do Aberto até de Madrugada no Facebook do que ao meu próprio Facebook pessoal.)


Poderia julgar-se que uma empresa que há dez anos tem trabalhado nesta área poderia agora estar "cansada"; mas não é o caso do Facebook. Com o peso que o segmento mobile tem hoje em dia (e que representa grande parte do seu público), o Facebook tem apostado em melhorar as suas apps - temos o Graph Search a chegar aos mobile - e mais importante ainda, já está a mostrar-nos aquilo que poderá vir a ser o Facebook do futuro, com a sua nova app Paper (que já está disponível para iOS nos EUA.)


Uma app onde a exploração e navegação é feita de forma fluida com gestos, fazendo esquecer os interfaces tradicionais impostos por décadas de design baseados em elementos pensados para serem usados com rato e teclados. (E o facto desta app dar-nos a opção de abrir as notificações do FB dentro do Paper já é revelador das aspirações que o FB tem para ela.)

Ainda haverá alguns detalhes a resolver, os criadores de outra app Paper bastante popular no iOS não gostaram que o FB usasse este nome para a sua app, mas ultimamente... quais as esperanças de se se levar a melhor sobre uma companhia que compra outras por valores de "biliões" (para além de que eles têm o registo do nome "Paper by FiftyThree" e não da palavra "Paper" exclusivamente).


Mas, o dia de hoje é de festa e celebração para os lados do Facebook e não de preocupações. Se são fãs do Facebook, de que forma é que esta rede social vos afectou?

2 comentários:

  1. Gosto muito do Twitter, facebook é apenas para lembrar as datas de aniversário, de resto náo uso.

    ResponderEliminar
  2. Tenho uma página no Facebook mas quase não uso porque acho que o Facebook (nem nenhuma outra rede social) pode substituir a vida real (talvez, só a Realidade Virtual, lol). E o que eu vejo á minha volta é que a maioria das pessoas estão sempre demasiado ocupadas a enviar mensagens e a partilhar coisas no Facebook... e nem se dão conta que a (verdadeira) vida lhes está a passar ao lado...

    ResponderEliminar