2014/02/13

Google leva o Windows ao ChromeOS com VMware

Os Chromebooks e o ChromeOS poderão ser suficientes para 90% das necessidades de 90% dos utilizadores, mas por vezes aqueles 10% que faltam são os suficientes para impedir que alguém opte por uma destas máquinas em vez de um computador com windows. Para resolver isso o Google vai recorrer ao VMWare para levar o Windows ao Chrome OS.



Esta medida é principalmente vocacionada para as empresas, muitas das quais dependem de software específico concebido para o Windows e que não poderia ser usado num Chrome OS. Mas com esta parceria passa a ser possível usar VMware Horizon DaaS no Chrome OS para aceder a um computador Windows e qualquer programa que dele necessite para funcionar. Uma novidade que não será por acaso que surge a poucos meses do fim do suporte para o Windows XP, e que irá obrigar muitas empresas a actualizar o seu parque informático.

Se isto ficar disponível para os Chromebooks fora de ambiente empresarial e permitir que também os utilizadores normais possam aceder aos programas Windows que ainda não têm alternativa no Chrome OS, seria uma táctica excelente para acelerar a adopção do Chrome OS enquanto sistema verdadeiramente funcional para "100%" das pessoas.

... A mim, desespera-me o Chrome OS não ter algumas ferramentas básicas e "indispensáveis" para mim, como um editor de imagens (sim, posso - e uso - editores online bem poderosos, como o Sumopaint, mas é um processo bem menos directo do que simplesmente clicar numa imagem e "editar"). Provavelmente esta solução VMWare não resolveria o meu caso... mas iria certamente resolver o de muitas pessoas/empresas que estão ainda presas a um software Windows.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)