2014/02/07

Iridium Go dá-te internet em (quase) todo o planeta


Há cada vez mais pessoas para quem uma ligação à internet não é apenas uma comodidade mas uma absoluta necessidade. Para todos aqueles que querem uma forma de se manterem ligados independentemente do local onde estejam e de todo o tipo de cataclismos que possam acontecer, a Iridium tem agora uma pequena solução que diz ser "mais económica".


Quem quer garantir uma ligação internet em casa poderá subscrever dois (ou mais) serviços de diferentes fornecedores, ficando com uma ligação via telefone, outra por cabo e outra por fibra; quem o quer fazer fora de casa pode optar por diferentes operadores móveis; mas se tiverem por hábito viajar para locais remotos, ou locais de catástrofe onde as infraestruturas de comunicações tiverem sido inibidas, ou ainda locais onde as comunicações estejam a ser deliberadamente bloqueadas, nenhuma dessas soluções vos ajudará.

Resta-nos olhar para o céu, que é como quem diz: para os satélites. A Iridium apresentou o seu novo Iridium Go, que na prática é equivalente a um pequeno hotspot mobile, permitindo partilhar internet com até cinco dispositivos; mas que tem a particularidade de garantir essa ligação via satélite e não através das redes 3G/4G terrestres.

Sem dúvida que será um produto interessante para muitos - mas há que ter em conta que a noção de "solução económica" para a Iridium poderá não ser a mesma que a nossa, sabendo-se apenas que este Go irá custar menos de $800 (aos quais certamente teremos que adicionar o custo do serviço, que também não deverá ser nada barato).

2 comentários:

  1. Acho que esta indústria de net via satélite está finalmente a avançar a bom ritmo...

    Já se esperava algo do género(portátil) após o lançamento de serviços como o "Tooway Sat" ou o "Astra Connect" acessíveis apenas com parabólicas instaladas/apontadas.

    Isto sim é um serviço universal e planetário, desde já disponível. Resta saber que tipo de tráfego será permitido com os supostos "a partir de 35$ mensais".

    Sem dúvida uma mais valia, não só para quem viaja por todo o planeta, mas também para quem vive em zonas completamente isoladas de qualquer tipo de ligação "terrestre". :)

    ResponderEliminar
  2. Esperemos também que a indústria de Smartphones, comece a implementar chips nos equipamentos de forma a democratizar rapidamente este modo de acesso universal(ainda que possa ser apenas como acesso de uso casual). :)

    ResponderEliminar