2014/02/24

Notícias Stop Motion

Ao longo do próximos tempos o Aberto até de Madrugada vai crescer (ainda mais) e para isso contamos com a preciosa ajuda de um número crescente de colaboradores. Hoje apresento-vos o Nuno Pereira, apaixonado pela área da fotografia e vídeo digital, e que será responsável por essa área e por esta nova rubrica Notícias Stop Motion dedicada a essa temática. E sem mais demoras, passo-lhe a palavra:

As principais marcas de máquinas fotográficas revelaram este mês as suas novidades para os próximos tempos, sendo que o modelo que merece destaque especial será a GH4 da Panasonic, uma câmara com capacidade para gravar vídeo em resolução 4K (Ultra HD).

Canon EOS 1200D


A Canon EOS 1200D vem com a já conhecida objetiva 18-55mm IS II e é no fundo uma atualização à EOS 1100D. Tem como características principais um sensor de 18 MP CMOS, processador de imagem DIGIC 4, gravação de vídeo Full HD 1080p e um LCD de 3”.

Como é comum nas DSLR de formato APS-C é compatível com lentes Canon EF e EF-S e é a DSLR compacta e ideal para aqueles que estão a começar a levar a fotografia a serio ou para aqueles que querem o poder e a versatilidade de uma DSLR mas num formato mais compacto. O corpo da EOS 1200D pesa menos de um quilo e é bastante pequeno mas foi cuidadosamente desenhado de forma a ter um bom formato ergonómico que a torna fácil de transportar e utilizar.

O preço ainda não foi oficialmente anunciado mas estima-se um valor não muito superior aos 500€.


Canon PowerShot G1 X Mark II


A PowerShot G1 X Mark II diminui o numero de pixels no seu sensor comparada com a G1 X mas continua a apresentar o sensor CMOS de 1,5” de alta sensibilidade com 12.8MP. Este sensor associado ao processador DIGIC 6 permitem um desempenho melhorado em situações de pouca luz e uma maior velocidade de focagem. O DIGIC 6 permite também velocidades de disparo de alta resolução contínua de 5,2 FPS até ao máximo da capacidade do cartão de memória ao usar cartões SDHC / SDXC UHS-I (a G1 X oferecia apenas taxas de disparo contínuo na ordem dos 4,5 FPS e com um máximo de 6 frames).


Sony Alpha A6000



Com a camara Alpha A6000 a Sony continua a atualizar a sua linha de camaras de gama média-alta. Este modelo coloca-se acima da NEX-6, ficando logo atrás da NEX-7. A A6000 tem um sensor de 24,3MP APS-HD CMOS, um processador de imagem BIONZ X, 170 pontos de autofocus e 11 FPS de disparo contínuo (que tornam o desempenho da máquina particularmente rápido) e fá-lo num formato compacto que pode ser facilmente transportado durante todo o dia para todo o tipo de ambientes.


Nikon Coolpix P340



A Nikon junta alta qualidade de imagem e gravação de vídeo Full HD 1080p num pacote de bolso, a P340 é uma máquina digital compacta com uma notável sensibilidade em condições de pouca luz devido ao seu sensor CMOS de 12.2MP com 1,7” e a sua objetiva zoom 24-120mm f/1.8-5.6. Para alem do sensor e da objetiva extremamente luminosa na sua abertura máxima, as capacidades da maquina em condições de pouca luz são levadas mais longe com a inclusão de um estabilizador de imagem.


Panasonic GH4


A Panasonic anunciou a sua nova adição a gama Lumix GH, a Lumix DMC-GH4, uma camara DSLM (Digital Single Lens Mirrorless) híbrida que adiciona recursos substanciais á sua antecessora. Apesar das capacidades fotográficas da mesma serem notáveis é nas suas capacidades de vídeo que foram feitas grandes alterações sendo a principal a capacidade de capturar vídeo em 4K de resolução.

A GH4 oferece-nos um processador Quad-Core, um sensor de 16 MP que promete menos ruído e um maior alcance dinâmico, ISO máximo de 25.600, disparo continuo de 12 FPS e obviamente 4K 24p vídeo (4096x2160).


[por Nuno Pereira - e obrigado ao Carlos Lisboa pela sugestão para o nome da rubrica! :]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)