2014/02/12

Novos Cortex-A17 prometem mais e melhor para equipamentos económicos

Lembram-se dos tempos em que qualquer operação banal num computador implicava esperar alguns segundos (ou minutos!) para que fosse efectuada? Provavelmente não. Há muito que os CPUs nos nossos computadores evoluíram ao ponto de até o CPU mais modesto ser suficiente para realizar a maior parte das tarefas de forma "instantânea" (havendo outros elementos responsáveis pelos eventuais atrasos, como os discos rígidos, etc. mas isso é outro assunto). E nos equipamentos mobile, isso está também prestes a acontecer.



Se a maioria dos equipamentos mobile económicos já se desenrasca bastante bem, no próximo ano a coisa vai ser ainda melhor graças aos novos processadores Cortex-A17 da ARM. Estes novos processadores são destinados aos equipamentos de gama média, permitindo a criação de chips mais económicos que os topo-de-gama que utilizam os processaores A15... mas oferecendo um poder de processamento idêntico e consumindo menos energia.

Estes processadores poderão também ser usados na arquitectura big.LITTLE, onde um único SoC poderá ter múltiplos processadores diferenciados, utilizando estes A17 como processadores mais potentes ao lado de A7s para o processamento mais modesto. Algo que não era possível fazer-se com os Cortex A12 recentemente apresentados mas que previsivelmente deixarão de ter qualquer interesse face a estes novos A17.

O único senão é que teremos que esperar até 2015 para começar a ver os primeiros produtos no mercado a darem uso a estes novos processadores ARM - mas fica assim "garantido" que no próximo ano poderemos ter smartphones e tablets económicos com prestações idênticas às que actualmente se têm nos actuais equipamentos de topo, que no próximo ano já deverão estar a transitar para novos processadores com arquitecturas de 64 bits.

2 comentários:

  1. Esperar até 2015?

    http://www.mediatek.com/_en/03_news/01-2_newsDetail.php?sn=1137

    "The MT6595 platform will be commercially available by the first half of 2014, with devices expected in the second half of the year."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "The MT6595 platform will be commercially available by the first half of 2014, with devices expected in the second half of the year"... o que na maioria dos casos acaba por ser... 2015.

      Eliminar