2014/02/12

O inexplicável design das apps - Sapo Cinema


Antes de começar, gostaria de frisar que embora me vá referir à app do Sapo Cinema para iOS, aquilo que vou dizer se aplica a uma generalidade de apps que sofre do mesmo tipo de problemas e que me faz pensar "mas que raio andará o departamento de design e usabilidade a fazer - ou tão simplesmente o bom senso - nos grupos que desenvolvem estas apps?" Neste caso deu-se apenas o caso desta actualização da app do cinema do Sapo ter sido a "gota de água", e que ainda por cima vinha com a descrição "vários bug fixes"... para me receber imediatamente com um crash assim que entrei na app.

Mas hoje não vou falar sobre os bugs e crashes, mas tão somente sobre as opções estéticas e funcionais que me parecem ir contra toda e qualquer lógica... lógica - embora esteja a falar do assunto enquanto mero utilizador e sem qualquer pretensão de saber o que se passa pelas mentes dos ditos especialistas da área.

Ora, eu uso frequentemente esta app do Sapo cinema, não só para participar em passatempos, como - principalmente - para ficar a par das estreias que estão para chegar. Na primeira versão da app, com um design duvidoso "da era pré-flat", a lista de estreias e filmes era-nos apresentados num formato de lista que facilmente podíamos deslizar verticalmente.

Mas, alguém decidiu que num equipamento cujo constrangimento é a largura do ecrã, a melhor opção seria dividir esse espaço para apresentar os filmes em formato de grelha! Poderá parecer uma boa opção, para apresentar a capa do filme com maiores dimensões... mas por muito que eu goste de ver as capas dos filme, preferiria ainda mais poder ver o nome dos filmes de forma simples e eficiente. E com esta disposição dá-se o caso de grande parte dos filmes nem sequer ter espaço para apresentar o seu nome.

Como se pode ver na imagem que tenho no início, com a app do sapo cinema à esquerda, ficamos a ver que esta semana estreia "Um Segredo do Pa...", "Uma História de A..." e um "Winter's Tale - Um...".

Para comparação, do lado direito coloquei a app do IMDB que continua a recorrer a uma lista "tradicional" ao estilo do que a app do Cine Sapo fazia anteriormente, e que embora tenha imagens mais pequenas, nos permite ver os nomes completos e ainda dar mais informação (como duração, classificações, etc.)


Depois, temos ainda a opção altamente dúbia de ao se tocar em qualquer parte da imagem da capa do filme sermos atirados imediatamente para o trailer do mesmo, sendo que para acedermos à descrição do filme (a opção mais lógica) temos que fazer pontaria apenas à parte do título do filme. (Se fosse uma app Sapo Trailers, até aceitava esta decisão, mas assim... não me parece.) Para além do mais o trailer está igualmente disponível na parte dos detalhes sobre o filme, sendo assim redundante fazer com que a capa sirva de atalho para ele.

Por fim há outros pormenores que não percebo sequer... temos a lista (em grelha) das estreias desta semana... mas se deslizarmos para baixo não podemos  ver as das semanas seguintes. Não; temos que ir a um dropdown seleccionar a semana pretendida (que poderia muito bem transportar-nos apenas para o ponto correcto da timeline contínua das estreias, por exemplo.)

Mas... imagino que alguém tenha estudado tudo isto e achado que assim é que fazia sentido. Como disse no início, sou apenas um mero utilizador que nem percebe nada destas coisas...

2 comentários:

  1. Nas versões anteriores ainda usava a app do Sapo Cinema mas com as actualizações da app apenas pioraram a interface. Para ver os horários de um filme em determinado cinema é um pesadelo. Ainda está instalada mas raramente a uso.
    Agora uso a app do IMDB mesmo para ver as estreias, horários, cinemas. Muito mais simples. Interface rápida, e intuitiva.

    ResponderEliminar
  2. Carlos, o design "moderno" é de estupidificação do utilizador, uma coisa com o título completo e mais informações é informação a "mais"!!!!!!!

    ResponderEliminar