2014/02/12
O segredo do sucesso do Flappy Bird foi o posicionamento de um botão?
O sucesso meteórico e toda a "novela" em redor do Flappy Bird tem continuado a causar enorme curiosidade. Como é que um pequeno jogo independente (e básico) conseguiu chegar ao topo das tabelas e render dezenas de milhar de euros diariamente em publicidade - sem ter recorrido a técnicas fraudulentas para inflacionar os seus downloads e subir nos rankings? Segundo alguns analistas, tudo se deveu ao posicionamento do botão para dar a pontuação na app store.
Para que uma app suba nas listas das tabelas, para além do número de downloads é também necessário que os seus utilizadores dêem pontuações positivas. Mas o acto de dar a pontuação a uma app é algo que a maioria dos utilizadores não faz, nem mesmo quando a app ocasionalmente faz essa sugestão (que prontamente se "despacha" dizendo que não ou que se irá fazer isso mais tarde - ou nunca.)
Só que no caso do Flappy Bird, o seu developer, propositadamente ou acidentalmente, colocou o botão que nos atira para as páginas de pontuação da app store no mesmo local onde habitualmente se toca no ecrã para voltar a jogar. Num jogo como este em que os jogadores estão a recomeçar o jogo a cada poucos segundos, tocar nessa parte do ecrã torna-se num reflexo automático que muitas vezes os vai atirar para o ecrã de classificação da app, onde - já que se lá está - será muito mais provável que dêem o seu feedback e classifiquem a app.
Esse simples botão e táctica poderá ter sido responsável por fazer com que esta app subisse rapidamente para o topo das tabelas, criando um círculo vicioso onde mais jogadores descarregariam a app e invariavelmente acabariam por clicar também eles no dito botão. É o mesmo tipo de técnica que algumas apps utilizam para nos fazer tocar em anúncios publicitários por engano, e embora se possa pôr em causa a sua a sua validade ética... o que é certo é que os resultados parecem falar por si.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)