2014/02/10

Os Tablets - paixão ou ilusão?


Não sei se fique satisfeito ou preocupado ao ver que alguns dos receios que eu tenho parecem também estar a ser sentidos por outras pessoas. Depois de se terem disseminado pela nossa sociedade como sendo um sinal de uma nova era... será que os tablets estão a ser vítimas de uma paixão que não está a correr tão bem como se esperava?

Em primeiro lugar importa referir que os tablets são equipamentos cuja validade e utilidade é indiscutível, sendo que o ponto essencial da questão é saber... para que fins? Eu próprio tenho amigos que me dizem que seria impossível viveram sem o seu tablet, e outros que os usam para fins "profissionais" - mas também são vários os que me respondem com um frequente "está lá encostado em casa" ou "é para os meus filhos brincarem".

O que é certo é que as vendas de tablets começam a dar sinais de abrandamento ao fim de 3 ou 4 anos de comercialização - o que poderá ser indicador da saturação do mercado, ou desta "desilusão" de que afinal, não se está a tirar partido dele. Em muitos casos esta desilusão poderá ser propiciada pela competição com outros equipamentos mobile. Os smartphones têm crescido cada vez mais, e para muitas pessoas um smartphone de 5.5" ou phablet de 6" já permite dispensar completamente o recurso a um tablet.

A mim, desde o início que fui um apoiante do conceito tablet (e continuo a sê-lo), mas sou também uma das pessoas que nunca escondeu o facto de, actualmente, não ter "lugar" para um tablet na minha vida. Isto é, tenho ali o meu muito apreciado Nexus 7... mas raras são as vezes em que opto por pegar nele, tendo o Nexus 5 sempre por perto ou o iPhone 5S no outro bolso. Acabo por fazer parte daqueles em que o tablet "é para o pequenito" se ir habituando a estas coisas...

Sabendo-se que o público habitual do Aberto até de Madrugada será ligeiramente "tendencioso" para as tecnologias, acho que será interessante saber quantos de vocês estão realmente satisfeitos com os tablets e acham estar a tirar partido deles... ou se acabam por fazer parte daqueles que de certa forma sentem que aquela paixão inicial não se manteve da forma que esperavam?

Actualização: ja temos os resultados do inquérito.

25 comentários:

  1. Tablet: as horas passadas no wc nunca mais foram por água abaixo! :D

    Sobre os tablets 16:9 (muito comuns em 7"), não sei se é por ter um iPad mas aquele racio de ecran nunca me convenceu. Acho que só tem vantagem para ver filmes (o que nunca fiz/faço num tablet)

    E, talvez pelo mesmo motivo, o ecran alongado do iPhone 5/s sempre me pareceu estranho - espero que corrijam isso na próxima versão! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com quase tudo, excepto com o ecrã do iPhone.É certo que o ecrã é estranho, porém é óptimo manusear o aparelho com apenas uma mão sem receio de o deixar cair como acontecia com o meu anterior s3.
      O maior problema são os vídeos e as fotos que não aparecem em ecrã inteiro.
      O iPhone é extraordinário e muito completo, todavia existem tarefas que fazem mais sentido realizar num telefone e outras num tablet, por isso para mim ambos complementam-se.

      Eliminar
    2. Esse rácio é espetacular para ler (ebooks) em modo portrait, mas concordo que para muita coisa é esquisito.

      Eliminar
  2. Para quem tem um smartphone de 4,7/ 5 polegadas , os tablets não servem para nada!!!!

    Um tablet é um smarphone com um ecrã maior, e sem radio 3g.....

    Tive um nexus 7.... Aquela cena de ter um tablet bateu me forte e lá tive que ir comprar um.... E passado 2 meses questionei me?! Tendo um nexus , com um ecrã já porreiro, pra que raio quero um tablet???!!!! Faz exactamente o mesmo que o smartphone sem tirar nem por!!!!

    Resumindo.... Tablets são uma ilusão ....

    Tablets a serio : windows

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tablet de 7 polegadas é um erro, agora de 10 é outra loiça, mas também depende do uso que se dá aos aparelhos.
      As coisas não são assim tão lineares ...

      Eliminar
    2. Não concordo que um tablet de 7'' seja um erro! Eu uso muito o meu nexus 7, especialmente para ler (livros no kindle) e é muito melhor que um de 10'' para isso - tinha lá em casa um transformer que quase nunca era utilizado.

      Eliminar
    3. Antes de comprar o iPad Air decidi adquirir o nexus 7, mas não gostei e devolvi no dia seguinte.
      O tablet é excelente no entanto os programas não são feitos para 7 polegadas são os mesmos dos telefones esticados.
      Depois não dá para ler com conforto, e a única grande vantagem é ser pequeno para transportar.
      O iOS funciona muito melhor para tablet mesmo com as limitações do sistema operativo.

      Eliminar
  3. Para mim os únicos tablets que valem a pena são os windows. Pelo menos dão para trabalhar como deve de ser.
    Android e iOS é um apretrecho de moda. Não introduz nada de novo ao que já havia.

    ResponderEliminar
  4. Concordo com o Miguel Cabral "os únicos tablets que valem a pena são os windows".
    Comprei um surface RT um pouco desconfiado e só para experimentar um tablet (numa de moda) e tenho dado por mim a utilizá-lo cada vez mais. A cada dia que passa utilizo-o mais, a nível pessoal e profissional... e noto que cada vez mais uso-o em vez do portátil, apesar de algumas desvantagens já tanto discutidas...
    Mas a sua capacidade de trabalho, nomeadamente com o office tornam-no uma maquina muito util... a meio caminho do PC. Acnho se fosse um Android ou iOS não o aproveitava tanto.
    Claro que tudo depende das necessidades de cada um...
    Resumindo: acho o Surface um grande máquina/conceito... mas ainda tem muito que melhorar.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho nenhum Surface, mas sinceramente penso que ficaria melhor servido do que com o meu Nexus 7, pelo menos para a utilização que eu pretendia dar mais a ele. Sim é muito pratico, gosto de ver filmes etc, mas para questões profissionais, não o acho muito útil...

      Eliminar
    2. Com Office 365 ou mesmo o Quick Office, nao ha nada que nao possas fazer num tablet iOS ou Android que faças num surfaceRT. Basta ter um teclado bluetooth...

      Eliminar
  5. Também nunca entendi essa onda dos tablets... Comprei o Galaxy Note 8 mas nunca o usei porque acho que um tablet tem demasiadas limitações. No fundo é só um smartphone, só que em tamanho maior. E eu já tenho o Galaxy Note 2 que é enorme...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem diz que um tablet é apenas um smartphone com ecrã maior nunca precisou de um tablet.
      No tablet eu leio livros, tenho processador de texto, Photoshop , ver séries , facebook, Twitter ......
      Tudo coisas que se podem fazer num telefone mas o ecrã maior de um tablet juntando o facto de as aplicações serem muito mais completas acaba por fazer a diferença.
      O telefone é para comunicar, podcast, fotos, música, monotorizar treinos corrida, despertador, calculadora, lembretes...
      O tamanho mais pequeno facilita estas tarefas.
      Uma grande parte das pessoas não usam os aparelhos para o fim a que eles foram destinados e daí se calhar acharem os tablet sem utilidade

      Eliminar
  6. Concordo com o que o pessoal diz, o tablet neste momento é uma moda, boas campanhas de marketing (principalmente da apple). Na minha opinião o tablet só será valorizado quando substituir o portátil (tal como este fez com os pc's de secretária). O tablet como evolução do portátil trará grandes vantagens, principalmente a nível profissional, com todo o software a correr num equipamento com o tamanho e espessura de um monitor de portátil que pode ser usado em qualquer lugar e que pode facilmente transformar-se num portátil quando assim entender-mos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O tablet substitui quase por completo o meu pc, e neste momento só uso este ultimo para sincronizar conteúdos para os meus idevices, de resto está a ganhar pó.
      É preciso não confundir iPad com tablet android. Os android são realmente apenas smartphone com ecrã maiores, o iPad é muito mais que isso porque tem software muito mais avançado e próprio para dispositivos deste tamanho.
      Reparem que existem aplicações que só funcionam no iPhone e outras no iPad apesar de também existirem aplicações universais que funcionam em ambos, no entanto tem especificidades diferentes.
      Comparem por exemplo, a aplicação lembretes no iPhone e no ipad.
      As mesmas funcionalidades mas com uma disposição diferente no ipad, as guias estão do lado direito, enquanto no iphone estão ocultas.
      Isto é que é para mim tirar partido de um ecrã maior.Se fosse no android eram iguais nos dois :(

      Eliminar
    2. Os tablets ainda estão longe de substituir um portátil ou desktop principalmente os que possuem SO IOS ou Android, então quando é um utilizador avançado os tablets nem entram na equação...!

      Eliminar
    3. O meu desktop já só o ligo meia dúzia de vezes por mês, e algumas delas é só quando quero imprimir algo (ainda não tenho um impressora compatível com airprint).

      Para a utilização típica da maioria das pessoas (consumir conteúdos), um tablet acaba por ser o equipamento ideal, claro que quando estamos a falar de produção de conteúdos aí servem essencialmente só para desenrascar.

      Eliminar
  7. Quem é que tens Pais que quando tinham um PC estavam sempre a colocar virus e estranhar com aplicações inuteis que faziam com que ficasse super lento e tivessemos que estar constantemente a formata-lo ou a gastar horas ao telefone para ensinar a fazer alguma coisa? Ou a ligarmo-nos ao PC via RemoteDesktop para corrigir a porcaria que fizeram?

    O Tablets vieram mudar isso tudo, agora já não melgam!! Gosto muito dos Androids e só tenho androids, mas para "Pais" o melhor é mesmo o iPad.

    ResponderEliminar
  8. Antes de adquirir tablet, ponderei o uso (ou nao) do mesmo, nao comprei sem analisar se teria ou nao retorno de investimento.

    Dou bastante uso (diario) ao meu tablet, um modesto Acer Iconia A1.
    Pequeno centro de multimedia, onde tenho muitos albuns de musica, vários filmes e muitos albuns de fotografia.Viajo bastante e é bela companhia, e com ligaçao mini hdmi, é so ligar a tv (hoteis, casa de familiares, etc...)

    Tenho mais de 60 livros em formato EPUB lá metidos, mais de 40 volumes de BD em CBR....so em, por exemplo, 10 livros, paguei o tablet....esta utilização que efectuo é das mais importantes para mim...
    Tenho apps de desenho para esboços de trabalhos e toda as apps necessárias de agendas, notebooks, diversos mails, mapas, redes sociais, etc.
    Algumas apps tenho duplicadas no tlm, pois a mobilidade é diferente.

    Ou seja...tlm para comunicações e algumas apps de organização, tablet para entretenimento (jogos,so na PS3) e portatil canhao para trabalho.

    cada macaco no seu galho.

    ResponderEliminar
  9. Tenho o mau hábito de aderir a correr a novidades tecnológicas, sem pensar muito se vão ter uso. Os tablets foram uma excepção. Enquanto não tive um smartphone, achei que não tinham utilidade. Depois de ter um smartphone, apercebi-me das potencialidades desta plataforma... Mas se o meu smartphone já tem 5.5", para que iria eu comprar um tablet? Isto porque considero que os de 7" são os mais práticos, e esses acabam por ser pouco maiores que o meu smartphone. 10" têm certamente muitas vantagens, mas quanto a mim já põem em causa o factor portabilidade, e para uma coisa desse tamanho, continuo a preferir um PC, que embora agora use menos, nunca dispenso. Já o e-reader, a quem muitos vaticinaram com o advento dos tablets, não dispenso. O meu Kindle tem uso regular e já valeu muito o investimento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. *"muitos vaticinaram a morte". Não haver possibilidade de editar comentários é uma chatice...

      Eliminar
  10. Eu acho que o teu problema é teres o tablet errado para utilização que lhe dás. ;)

    O ideal para ti deve ser o Ipad Air, aí o tamanho do ecrã já faz realmente a diferença. Eu já experimentei vários tablets de 7" e sempre pensei que para aquelas dimensões é quase como usar um smartphone, não tem grande vantagem. Já para não falar no formato 16:9 que acho que é terrível para navegação web, só é mesmo bom para jogos/vídeos.

    Tens que passar uns dias com um, vais ver que começas a ver as reais vantagens de um ipad. ;) É muito mais prático consumir conteúdos no ipad de 9-7" do que num pequeno ecrã de um smartphone.

    É que com a idade uma pessoa começa a ficar meia pitosga e o tamanho das letras começa a fazer muita diferença. :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. +1 ... é que não tenho nada para alterar :)

      Eliminar
    2. Peço desculpa, o comentário era para mim? É que se era, eu não tenho nenhum tablet... :)
      Não duvido que faça de facto diferença o tamanho do iPad Air... Mas tal como comentei sobre os ecrãs de 10", penso que esse tamanho já compromete a portabilidade, no sentido que não seria uma coisa que andaria sempre na mala. :)

      Eliminar
    3. Não era para ti, era mesmo para o Carlos. ;)

      E como é de imaginar era mesmo para usar por casa, já que para a rua não deve ser das melhores soluções.

      Eliminar