2014/02/11

Resultado do inquérito sobre uso dos tablets


Ontem deixamos uma pergunta no ar: serão os tablets um caso de paixão continuada, ou uma ilusão que rapidamente se desvanece? Para o descobrir fizemos um pequeno inquérito para saber quantos dos que compraram tablets continuam a usá-los e estão satisfeitos com eles... e quantos fazem parte do conjunto de desiludidos. Agora, é tempo de ficarmos a conhecer os resultados.




Neste inquérito tivemos cerca de 500 respostas, e vemos que a grande maioria dos nossos leitores tem um tablet (algo que já se estava à espera): 78% tem um tablet, havendo 9% que ainda não tem mas está a considerar comprar em breve. Apenas 14% dizem não ter nem estar muito interessados nisso por agora.



Passando à parte que interessa... a maioria /71%) diz dar uso frequente/diário aos seus tablets, com 20% a fazerem-no ocasionalmente. Apenas 8% dizem dar pouco uso, e 2% que nem sequer tocam neles.



Quanto à utilização para fins pessoais/profissionais, temos um bom equilíbrio... 44% das pessoas já usam os tablets para ambas as situações, embora a maioria (54%) apenas o faça apenas para fins pessoais.

Na satisfação com os seus tablets, temos também apenas uma minoria que não está satisfeita com os seus tablets (cerca de 5%); 77% estão bastante satisfeitos com eles.

Com base nas respostas anteriores também facilmente se verifica que a 85% dos inquiridos voltaria a comprar um tablet se pudesse voltar atrás. Apenas 15% aproveitaria esta oportunidade para não o fazer de novo.

Para o futuro, 23% dizem não ter intenções de comprar outro tablet; 9% diz estar a pensar fazê-lo brevemente; e a maioria - 68% - irá comprar novos tablets mas ainda sem planos concretos para tal.


Quanto à distribuição das plataformas, o Android lidera com 64%, seguido do iOS com 32%, e os Windows ficam-se pelos 3% (havendo ainda 1% de "outros").


... E como sei que haverá curiosos interessados em saber como é o grau de satisfação varia entre iOS e Android, aqui estão eles:
Nos tablets iOS temos quase 60% de pessoas muitíssimo satisfeitas, que no Android baixam para metade (29%), aumentando no patamar logo abaixo. Mas penso que aqui o essencial será saber quem não está satisfeito com a plataforma, e fazendo-se as contas dá algo como 7% nos Android e 3% no iOS. Ou seja, em ambos os casos estamos perante mais de 90% de pessoas "satisfeitas" com o produto, embora exista variação no grau em que isso acontece (ou pelo menos, na forma como o classificam).



A nível das opiniões e prós e contras, há muitos que referem como pontos positivos a boa autonomia e disponibilidade "instant-on" dos tablets; enquanto que a maioria das críticas se prende com a dificuldade em realizar coisas em multi-tarefa e também a falta de apps mais profissionais que tratem estes equipamentos como computadores "a sério".


Conclusão

Penso que não se poderá dizer que sejam resultados supreendentes, mas... confesso que estava à espera de ver mais pessoas desiludidas com os seus tablets - no entanto, ainda bem que não é o caso e que se trata apenas de uma minoria. É sinal de que os tablets estão realmente a ser bem recebidos (pelo menos pela parte de um público mais geek/técnico, que muitas vezes tem papel fundamental na "educação" de muitas outras pessoas para que também comecem a tirar partido destes (e doutros) equipamentos.

E vocês... que acham destes resultados?

10 comentários:

  1. Os resultados da satisfação do Android provavelmente refletem o chamado "paradoxo da escolha". No caso do iOS como a escolha de modelos é significativamente menor, geralmente quem compra é porque gosta mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. concordo plenamente com o comentário!

      Eliminar
    2. Acho que poderá ser também porque muitas pessoas têm tablet's Android com características fracas(chineses e afins), o que faz com que tenham uma má experiência com os mesmos. Sendo que poderá também explica a maior quantidade dos mesmos, por serão mais baratos. Já no que diz respeito aos iOS, sendo mais caros, as características são melhores, o que faz com que os utilizadores tenham uma melhor experiência (que de certeza acontecerá também com os tablet's Android dentro da mesma gama de preços).

      Eliminar
    3. Concordo. E acrecento;
      Tenho um Nexus 7 e fico frustado com a sua velocidade, etc comparando com o iphone 5.

      No entanto não vou comprar nenhum iPad. Não lhe iria dar uso. Mesmo tendo um tablet dou prioridade ao telemóvel que está sempre à mão e faz o mesmo.

      Conclusão: tendo um bom smartphone dispenso totalmente um tablet.

      Eliminar
    4. A satisfacao é relativa no Android: eu satisfeito no meu Android 4.3 num S. Note 3 (SoC 4-Core, 2.3 Ghz, 3Gb RAM) é muito diferente dum Android 2.3 num dispositivo com CPU ARM 11 ou Cortex A8. Além disso o iOS é avaliado quase sempre na sua ultima versao, e sempre optimizado para o HW da Apple; o Android é na esmagadora maioria dos aparelhos (chineses) de antiga versao a correr pouco optimizado em SoCs de baixa gama. Eu comparando o meu Note 3 + Android 4.3 e o meu iPad Mini Retina + iOS 7 nao me posso queixar de nenhum, só dizer apenas que prefiro Android em telemoveis, e iOS em tablets.

      Eliminar
  2. Com todo o respeito que merece o aadm, curiosamente, todos os resultados são apresentados por ordem decrescente, justamente no gráfico de distribuição de quota, o iOS surge em 1º lugar apesar de ser segundo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como assim? Em 7 gráficos tens 3 em que isso aconteceu (por coincidência - devido a ser a ordem com que as opções surgiram no formulário)...

      Eliminar
  3. Quanto a mim, o inquérito traduz aquilo que eu esperava. E creio que o futuro será do tablet, melhor ou peor, mais caro ou mais barato, reinará a par do smartphone.

    ResponderEliminar
  4. Quanto a mim, o inquérito traduz aquilo que eu esperava. E creio que o futuro será do tablet, melhor ou peor, mais caro ou mais barato, reinará a par do smartphone.

    ResponderEliminar
  5. Quanto a mim existe um mínimo de requisitos para tornar a experiência agradável, por isso cuidado com aparelhos abaixo dos 150€. Depois, as pessoas que compram tablets de 50€ são as mesmas que só compram para ver o que é isso dos tablets que os outros compraram, ou seja, por si mesmas não comprariam, logo, são pessoas que mesmo que tivessem um iPad não lhe dariam muito uso. Talvez mais do que dão ao tablet que têm, porque não estaria sempre a rebentar nem sem bateria, mas ainda assim, preferem fazer outras coisas na vida... Não sei se estou a traçar esteriótipos, mas provavelmentes essas pessoas não estão aqui a preencher polls do aadm :)

    ResponderEliminar