2014/02/01

Rover Chinês só durou um mês na Lua


Ainda recentemente celebramos o espantoso 10º aniversário do pequeno rover Opportunity em Marte, e eis que para nos relembrar que isto das aventuras espaciais tem muito por onde correr mal temos a infeliz notícia de que o pequeno rover chinês que recentemente chegou à Lua, poderá não chegar ao final previsto da sua missão.



Devido a problemas mecânicos, parece que o Jade Rabbit chinês se ficou por um mês de actividade na Lua, colocando um ponto final antecipado na missão que esta planeada durar cerca de três meses. A sua equipa ainda está a tentar "ressuscitá-lo" remotamente, mas parece que o abrasivo pó lunar terá levado a melhor sobre a mecânica terrestre, fazendo com que esta primeira tentativa de exploração espacial chinesa na Lua fique no final da tabela no tempo de operação de rovers lunares e marcianos. (Isto, sem lhes tirar o mérito de o terem conseguido lá fazer chegar e ter estado funcional durante um mês.)

De qualquer forma, não será fácil para nenhum candidato aproximar-se dos feitos do pequeno Spirit e especialmente do Opportunity, que passados 10 anos ainda continua activo e sem dar sinais de querer entrar na reforma.

1 comentário: