2014/01/25

Opportunity celebra 10 anos em Marte com descoberta de pedra misteriosa


Penso que não haverá palavras para descrever o gigantesco feito que é ter um rover em Marte que continua a funcionar ao fim de 10 anos - quando foi concebido inicialmente para durar apenas 90 dias. Mas este é um dos casos em que a realidade supera a ficção e o pequeno Opportunity continua a rodar e enviar imagens e dados para a Terra, incluindo o de uma misteriosa pedra que parece ter surgido do nada.

Há inúmera áreas propensas a que se criem fabulosas teorias "da conspiração", e no caso de uma pedra que misteriosamente aparece em Marte facilmente se percebe que estamos perante um desses casos. Será que temos um pequeno marciano a divertir-se com os seus vizinhos do planeta Terra atirando pedras ao pequeno rover?

Talvez... Mas será bastante mais provável (embora menos imaginativo) que a pedra tenha simplesmente sido projectada por uma das rodas do rover ao movimentar-se. Uma explicação que no entanto não irá ser capaz de satisfazer todos nem de evitar que mil e uma outras teorias surjam.


Teorias à parte, parabéns ao pequeno Opportunity e importará também relembrar o valoroso Spirit, que também foi bem para além do dever, ficando com uma roda encravada em 2009, mas mesmo assim mantendo-se em actividade até 2012.

Depois de dez anos em Marte sem direito a tomar banho, é assim que o Opportunity está actualmente:

[Que falta faziam umas escovas para limpar o pó dos seus painéis solares!]

Vamos lá ver se o Curiosity conseguirá igualar os feitos destes seus pequenos antecessores e manter-se em actividade durante uma década. :)

1 comentário:

  1. O Curiosity já conseguiu feitos maiores :)

    http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/curiosity-desenha-penis-na-superficie-de-marte-25042013-13.shl

    ResponderEliminar