2014/01/24

Censura Britânica bloqueia actualizações ao jogo League of Legends


Como se sentiriam se não pudesse jogar o vosso jogo favorito por este pedir uma actualização que continuamente vos apresentava uma mensagem de erro de que não podia ser encontrada? No caso dos utilizadores do League of Legens em território britânico, esta frustração deveu-se à fabulosa censura anti-sexual que o governo resolveu obrigar os operadores a implementar.

Neste caso, os ficheiros em questão para a actualização do jogo tinham os nomes: "VarusExpirationTimer.luaobj" e "XerathMageChainsExtended.luaobj - que à partida não indiciam nada de mal. Mas para a firewall sempre atenta, a parte crítica é a destes nomes conterem a sequência "sex":
  • VarusExpirationTimer.luaobj
  • XerathMageChainsExtended.luaobj
É o tipo de situação que imediatamente me remete para o meu famoso incidente com o Crysis e o erro 5024; no sentido em que para o utilizador final, o resultado de tais sistemas é algo que não dá qualquer informação sobre a possível causa do problema. Uma coisa seria o utilizador receber um alerta do tipo: "está a tentar aceder a um ficheiro que foi bloqueado devido ao seu nome"; outra coisa é simplesmente dar um erro genérico de um ficheiro não encontrado, que o jogo insiste em dizer que está lá.

... Moral da história... estas tentativas de decidir que moralismos se devem impingir aos outros é algo que, tal como no caso intransigente da não aceitação da manipulação das fotos, só pode ser tratada de uma única forma: cortando o mal pela raiz - que é como quem diz: não aceitar, seja com que justificativos for (ou "boas intenções"), qualquer tipo de censura.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)