2014/01/25

Fósforo a acender-se a 4000fps


Já sabemos que os vídeos em alta velocidade são capazes de nos revelar o mundo invisível que ocorre numa fracção de segundo, com resultados quase sempre surpreendentes e hipnotizantes. Não é por isso de surpreender que também o fugaz momento de ignição de um fósforo faça parte dessa lista.

O site UltraSlo dedica-se a mostrar-nos esses momentos, e neste caso mostra-nos o processo de ignição de um fósforo, captado por uma câmara a gravar o acontecimento a uns módicos 4000fps.

Claro que a estas velocidades, a luz ambiente é insuficiente (tal como a luz do próprio fósforo) e por isso, para se obterem estas imagens foram usados 2000W de luz colocados a poucos centímetros de distância do fósforo, e auxiliados por espelhos e reflectores. A não ser que haja grandes avanços nos sensores de imagem, será um dos motivos pelos quais não deveremos ter vídeo de alta-velocidade (mais que 120/240fps - pelo menos) nos smartphones e câmaras digitais convencionais...

Mas por agora, fiquem com o vídeo... e o momento de acender um fósforo nunca mais será o mesmo. :)

3 comentários:

  1. Câmera a um trilião de frames / segundo a captar a luz: http://on.ted.com/Raskar

    ResponderEliminar
  2. Costumo acompanhar estes no Youtube. Quem diz que filmes em Slow Motion não podem ser divertidos. É como voltar a ser criança :)
    https://www.youtube.com/user/theslowmoguys

    ResponderEliminar
  3. Vistos assim parecem compostos de espuma de poliuretano... :)

    Sou fã de Slowmotion...

    ResponderEliminar