2014/01/25

Super-computador demora 40min a simular 1s de actividade do cérebro humano


Há coisas em que o cérebro humano não é capaz de competir nem com a mais rudimentar forma de computador; mas é também bom ver que o nosso cérebro biológico é capaz de fazer "derreter" até aos mais potentes super-computadores da actualidade.

Investigadores recorreram ao supercomputador K japonês - o quarto mais poderoso do planeta - para levar a cabo a mais completa simulação de um cérebro humano feita até à data. Uma tarefa que se poderia pensar que seria simples, considerando que este "K" tem mais de 705 mil processadores e 1.4 milhões de Gigabytes de memória RAM. Mas o nosso cérebro não dá facilidades, e simular um único segundo de actividade cerebral é coisa que demora 40 minutos a fazer neste computador.

E se por esta altura estão a fazer as contas, para tentar avaliar quando é que seria possível obter uma simulação em tempo real, não se esqueçam de multiplicar o resultado final por 100x, já que a simulação se limita a simular apenas 1% do nosso cérebro!

Esta simulação consiste numa rede de 1.73 mil milhões de células nervosas ligadas 10.4 biliões de sinapses; e o seu objectivo não era tentar criar uma consciência artificial mas tão somente levar ao limite as capacidades do K para ver que tal ele se comportava. Mesmo assim, os resultados irão permitir melhorar as próximas gerações de software de simulação; sabendo-se que será uma questão de tempo até que a tecnologia evolua ao ponto de permitir fazer este tipo de simulações em tempo real e à escala "total" do cérebro humano. Algo que os cientistas prevêem vir a ser possível já na próxima década.

Quanto tal acontecer, irá ser fascinante sem dúvida!

4 comentários:

  1. Ehehehehe ! Ninguém bate a Natureza, nem as suas próprias criações (humanos) que tentam imitá-la.

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho vontade de rir com estes cientistas que acham que algum dia a tecnologia vai suplantar a perfeição do corpo humano. Desistam, a natureza é perfeita e criou um cérebro perfeito, isso que não usamos nem 5% da capacidade cerebral, ou seja, a tecnologia substituir um cérebro, nem na próxima década, nem daqui ha um milhão de anos...Eu tenho curiosidade de saber de nossa condição se usássemos os 100% da capacidade cerebral...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser que sim, pode ser que não, mas de qualquer forma espero que tenhas consciência que isso de só usarmos 5% da nossa capacidade cerebral (ou 10, ou 20% dependendo das versões) não passa de um mito.

      Eliminar
    2. Só você que usa 5% do cérebro, pois usamos 100% da capacidade cerebral a todo momento

      Eliminar