2014/02/25

SanDisk já tem microSD de 128GB


Para quem passar o maior parte do tempo a tentar gerir cuidadosamente o espaço disponível nos seus cartões de 64GB, a SanDisk tem agora a solução que vos simplificará a vida (desde que estejam dispostos a investir nela, claro), um cartão microSDXC com a capacidade de 128GB.



Parece ser a prova efectiva de que os cartões de memória não se medem aos palmos, e será apreciado por todo o tipo de utilizadores para quem os actuais cartões de 64GB não fossem suficientes. 128GB não só deverá proporcionar um espaço confortável para que levem toda a vossa música no vosso smartphone, como também resolverá o problema de tirar milhares de fotos e dezenas de vídeo HD durante as próximas férias.

Os actuais cartões SD (de tamanho normal) de 128GB da SanDisk têm preços na ordem dos 100€, pelo que se espera que estes microSD não cheguem até nós com um preço demasiado inflacionado.

Ainda assim, até "dói" pensar que há apenas 10 anos atrás, se pagaria bastante mais por um cartão microSD com 128MB de capacidade! O que mantendo a mesma progressão lógica significaria que daqui por 10 anos teremos cartões de memória de 128TB... será que sim? Poderá parecer loucura, mas certamente diriam o mesmo se há 10 anos atrás alguém dissesse que teríamos cartões de 128GB... e cá estão eles.

3 comentários:

  1. é uma evolução interessante, mas tal como nos processadores em que a quantidade de cores e velocidade relógio pouco têm haver com a performance real (vejam se os quad core Córtex A7 chineses...), o mesmo passa com os cartões de memoria, em que a quantidade não significa velocidade. É que se 128Gb são excepcionais, de que velocidades de leitura e gravação falamos? :-) 10 MByte/s (80 MBit/s) chegam para gravar Até Video bluray (max 50 MBit/s) mas para ficheiros ou backups torna-se curto. Ofereceram me uma pen de 16 GB que grava em dias bons 4 MByte/s e é um desespero...

    ResponderEliminar
  2. Se a imagem estiver correcta, é Class 10, o que significa velocidade mínima de 10 MB/s. Não parece ser UHS, portanto não deve ter velocidades muito superiores. Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Secure_Digital#Speed_class_rating.

    Já agora, as unidades são Byte (B) e bit (b), portanto 10 MB/s ou 80 Mb/s (ou Mbps).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse é o problema, aumenta o tamanho mas não a velocidade, e 10 MB/s para 128 GB é penoso. Em teoria um class 10 grava um mínimo de 10 Mb/s mesmo com ficheiros pequenos, mas pela minha experiência com cartões, um class 10 grava 8.x - 9.x MB/s ficheiros (4 KB) pequeños, e 10.x MB/s ficheiros grandes (velocidades reais e não de Benchmark). Eu não compro nenhum cartão de 64 ou 128 GB ate saírem a precio decente versões class 20.

      Eliminar