2014/02/10

Sigma dp Quattro minimiza a câmara ao essencial

Somos fãs das NEX da Sony por serem câmaras que têm dispensado tudo o que não é necessário numa câmara digital, e agora a Sigma parece ter adoptado a mesma filosofia com as suas novas dp Quattro.

Esta Sigma dp Quattro adopta a mesma postura minimalista e um design que promete conquistar o mercado (pelo menos, a todos os que acharem piadas às NEX), e tem como vantagem adicional o recurso a um sensor de imagem Foveon que em vez de recorrer a um padrão bayer para captar as componentes RGB da imagem, usa múltiplas camadas sobrepostas.

Nesta geração do sensor Foveon X3, apenas uma das camadas têm a resolução total de 20MP, com as outras duas a ficarem-se pelos 4.9MP - uma opção que a Sigma diz ajudar a poupar o processamento necessário (senão seria o equivalente a processar uma imagem de 60MP.)

A vantagem destes sensores face aos CMOS tradicionais com padrão bayer é que assim se pode garantir que a cor de cada pixel é efectivamente medida no mesmo ponto - em vez de ser conseguida à custa da interpolação dos pixeis circundantes.


De forma simplista, a resolução de 5MP de um sensor com esta tecnologia seria equivalente a um sensor om 4x mais resolução com padrão bayer (onde cada bloco de 2x2 pixeis RGB seria necessário para produzir um pixel RGB completo). Mas como sempre, nada como deixar os resultados falarem por si, coisa que certamente será testada e explorada à exaustão pelos sites da especialidade... assim que esta câmara ficar disponível.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)