2014/02/27

Smartphone modular Ara do Google vai começar nos $50


Ainda é um pouco difícil acreditar que o projecto Ara de smartphones modulares iniciado pelo Google quando ainda tinha a Motorola está mesmo em andamento e tem como objectivo chegar à comercialização. E agora ficamos a saber que o objectivo é ainda mais ambicioso, pois pretende fazer com que o modelo base custe apenas $50.

Mesmo sem a Motorola, o Google continua à frente do projecto pois ficou com o grupo de projectos especiais ATAP que irá tornar o Ara realidade. Ainda são muitos os obstáculos a superar, mas o Google imagina já um futuro onde quiosques concebidos para serem facilmente transportados dentro de contentores para todo o mundo permitam que qualquer pessoa possa rapidamente adicionar ou substituir módulos nos seus smartphones modulares. E esta personalização não se limita aos módulos funcionais, mas também à estética do equipamento, com as capas a poderem ser impressas em 3D e com designs únicos ao gosto de cada cliente.

Se este conceito se vier a tornar popular, poderemos passar a olhar para os smartphones "pré-feitos" e estáticos como vestígios arcaicos de uma época antiga. Mas para isso será necessário demonstrar ao público que a soma de todas as partes de um smartphone, e a possibilidade de alterar cada uma delas, é superior ao total imutável que nos é proposto pelas equipamentos convencionais.

Mas... confesso que fico entusiasmado pelas possibilidades: estão a ver o que seria alguém poder dizer: "empresta-me aí a tua câmara de 50MP por um bocado", tirando um módulo de um smartphone de um amigo e encaixando-o no seu, ao mesmo tempo que lhe emprestava a sua bateria secundária para encaixar no mesmo espaço?

Em Abril o Google vai organizar a primeira conferência para developers do projecto Ara, e talvez nessa altura fiquemos a conhecer um pouco mais sobre a concretização prática deste conceito futurista.


1 comentário:

  1. pelo que eu percebi, não é o smartphone base completo mas sim apenas a base onde serão inseridos os restantes componentes, a base já virá com o ecra, modulo wifi e com as instruções para montar os restantes componentes, penso que é assim.

    ResponderEliminar