2014/03/11

GoBe regista as calorias ingeridas automaticamente


Há um número crescente de pulseiras e braceletes com sensores que registam a nossa actividade e sono, e com apps que permitem adicionar ainda mais elementos para se criar um registo de tudo aquilo que fazemos. No entanto todas elas sofrem de um grave problema... nós!

É muito bonito ter uma app que nos mostra quantos passos demos ao longo do dia, se nos mexemos muito durante o sono, quantas calorias ingerimos e copos de água bebemos. Só que enquanto os movimentos são algo que podem ser detectados e registados automaticamente, os restantes dados implicam que o utilizador tenha o trabalho de os inserir manualmente. Poderá ser algo que muitas pessoas façam com gosto e auto-disciplina... mas pela minha experiência, isso acaba por ser algo que inevitavelmente deixará de ser feito assim que o factor "novidade" passar.

Este Healbe GoBe que surge no Indiegogo mostra-nos com isso poderá deixar de ser necessário. Esta bracelete não só monitoriza a nossa actividade, como possui um conjunto de sensores que os seus criadores dizem serem capazes de detectar automaticamente o número de calorias ingeridas assim como os líquidos e  a o ritmo cardíaco.

Isto sim, será a segunda geração de equipamentos de monitorização, e que permitirá manter um registo mais fiável do que fazemos no dia a dia, eliminando o principal problema - a dependência na introdução manual de valores pelo próprio utilizador (e mostra-nos que, se uma grupo de criadores independentes é capaz de fazer algo assim, também empresas como a Apple e Samsung o poderão fazer nos seus próprios produtos.)

Se estiverem interessados, o GoBe está disponível por $154 e tem entrega prometida para Junho deste ano.

Actualização: este projecto tem levantado sérias questões sobre a sua veracidade, e sobre a cumplicidade do Indiegogo com projectos fraudulentos.

4 comentários:

  1. Parece mt interessante. Qual é a possibilidade/probabilidade de pagarmos e nunca vermos nada?

    ResponderEliminar
  2. Já tenho visto artigos de entendidos na área sobre coisas parecidas que dizem que é embuste... Uma coisa assim é de produção muito complicada e nunca teria este preço. Por isso é melhor esperar para ver. Vejo cada vez mais notícias sobre projectos de crowdfunding que deram para o torto e os apoiantes ficaram a ver navios...

    ResponderEliminar
  3. Não vejo como, em termos bioquímicos, uma pulseira possa medir as calorias que ingerimos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que eles dizem, determinam isso através da glucose nas células... e que é feito através de uma medição não invasiva. (Sabendo-se que os testes para os diabéticos implicam normalmente uma picada para contacto com o sangue... será que é possível fazer essa medição como eles anunciam?)

      Eliminar