Há um número crescente de pulseiras e braceletes com sensores que registam a nossa actividade e sono, e com apps que permitem adicionar ainda mais elementos para se criar um registo de tudo aquilo que fazemos. No entanto todas elas sofrem de um grave problema... nós!
É muito bonito ter uma app que nos mostra quantos passos demos ao longo do dia, se nos mexemos muito durante o sono, quantas calorias ingerimos e copos de água bebemos. Só que enquanto os movimentos são algo que podem ser detectados e registados automaticamente, os restantes dados implicam que o utilizador tenha o trabalho de os inserir manualmente. Poderá ser algo que muitas pessoas façam com gosto e auto-disciplina... mas pela minha experiência, isso acaba por ser algo que inevitavelmente deixará de ser feito assim que o factor "novidade" passar.
Este Healbe GoBe que surge no Indiegogo mostra-nos com isso poderá deixar de ser necessário. Esta bracelete não só monitoriza a nossa actividade, como possui um conjunto de sensores que os seus criadores dizem serem capazes de detectar automaticamente o número de calorias ingeridas assim como os líquidos e a o ritmo cardíaco.
Isto sim, será a segunda geração de equipamentos de monitorização, e que permitirá manter um registo mais fiável do que fazemos no dia a dia, eliminando o principal problema - a dependência na introdução manual de valores pelo próprio utilizador (e mostra-nos que, se uma grupo de criadores independentes é capaz de fazer algo assim, também empresas como a Apple e Samsung o poderão fazer nos seus próprios produtos.)
Se estiverem interessados, o GoBe está disponível por $154 e tem entrega prometida para Junho deste ano.
Actualização: este projecto tem levantado sérias questões sobre a sua veracidade, e sobre a cumplicidade do Indiegogo com projectos fraudulentos.
Parece mt interessante. Qual é a possibilidade/probabilidade de pagarmos e nunca vermos nada?
ResponderEliminarJá tenho visto artigos de entendidos na área sobre coisas parecidas que dizem que é embuste... Uma coisa assim é de produção muito complicada e nunca teria este preço. Por isso é melhor esperar para ver. Vejo cada vez mais notícias sobre projectos de crowdfunding que deram para o torto e os apoiantes ficaram a ver navios...
ResponderEliminarNão vejo como, em termos bioquímicos, uma pulseira possa medir as calorias que ingerimos.
ResponderEliminarPelo que eles dizem, determinam isso através da glucose nas células... e que é feito através de uma medição não invasiva. (Sabendo-se que os testes para os diabéticos implicam normalmente uma picada para contacto com o sangue... será que é possível fazer essa medição como eles anunciam?)
Eliminar