2014/03/10

Neil Young revela o seu PonoPlayer e PonoMusic para música de alta qualidade

As gerações mais novas (da era MP3) terão ficado um pouco alheadas da busca constante pela qualidade sonora "audiófila" que deliciava (e atormentava) muitas pessoas das gerações anteriores, e que assistiram à transição dos formatos analógicos para os formatos digitais. Hoje em dia, muitos são aqueles que nunca ouviram música como alguns defendem que deveria ser ouvida, satisfazendo-se com os MP3 de baixa qualidade que tiram da internet e dos headphones/earphones de meia dúzia de euros que sempre usaram. Neil Young quer mudar isso, e agora revela o que tem em mente.

Neil Young já tinha revelado as suas intenções em criar uma nova plataforma e dispositivos para música de qualidade audiófila, e vai ser já amanhã que vai apresentar o seu PonoPlayer ao mundo no SXSW, que no próximo dia 15 de Março passará a estar disponível para os interessados no Kickstarter.

Tirando a infelicidade do nome, demasiado sujeito a trocadilhos fáceis, este PonoPlayer irá custar $399 e tem 128GB de memória - e conta com uma construção que promete oferecer uma qualidade sonora superior a tudo o que existe actualmente. Para isso conta também com a plataforma PonoMusic, de onde os clientes poderão comprar e descarregar música com qualidade "total", e também headphones e earphones recomendados.

Não me parece difícil conseguir isso da qualidade sonora superior, com música em formato lossless, ou pelo menos com uma compressão bastante menos intrusiva que os MP3, e com áudio de 24bits e maior frequência de amostragem. O que me parece mais difícil será convencer todas as novas gerações para quem os MP3 se tornaram "suficientemente bons" e que contam com a comodidade acrescida de os poderem ouvir nos seus smartphones sem necessidade de um leitor adicional. Mas... no próximo dia 15 veremos qual o tipo de adesão que um media player audiófilo terá, quando abrir as encomendas no Kickstarter.

Que vos parece... há por aí interessados em comprar um PonoPlayer por $399?

Actualização:  afinal parece não faltarem interessados, logo no primeiro dia o PonoPlayer superou o milhão de dólares no Kickstarter.

6 comentários:

  1. Acho caro, eu gosto de ouvir musica com qualidade, tenho sempre alguma atenção quando compro os meus headphones, relação qualidade preço.
    E quando quero ouvir musica com qualidade vou ao armário buscar os meus cd's que adoro.
    mas 399€ ? é mesmo muito caro.

    ResponderEliminar
  2. Um leitor de música portátil em 2014?! Nem que tenha a melhor qualidade do mundo, está fadado ao insucesso. As pessoas já mudaram o chip. Já quase ninguém compra leitores de música exclusivos, veja-se a evolução recente das vendas dos mais famosos de todos, os Ipod.
    E quanto à qualidade da música propriamente dita, se começar a haver procura suficiente é muito fácil ao iTunes, ao Spotify, ao Rdio, etc, introduzir também formatos de música lossless no seu catálogo.
    A ideia que fica é que isto chegou com mais de 10 anos de atraso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo... É mais barato comprar um bom smartphone que até já vem com leitor de mp3... Eu tenho o Galaxy SIII e, fazendo algumas modificações, a qualidade de som é surpreendentemente boa, mesmo com auriculares baratos... Por acaso ja tive ocasião de experimentar uns Monsters e posso dizer que fica mesmo muito bom... 128 GB? quem tem tempo para ouvir 128 GB de música, mesmo que seja tudo em flac?

      Eliminar
  3. não me parece que vá ser um artigo para as massas. Por outro lado acredito plenamente que terá uma pequena legião de fãs, os tais audiófilos.

    ResponderEliminar
  4. o design é mesmo esse? fui o unico a pensar que isso nao deve dar jeito nenhum no bolso?

    ResponderEliminar
  5. Concordo com o comentario do sbsbessa.
    O mercado disto e extremamente pequeno, nao ira fazer qualquer mossa ou ser disruptive para o mercado actual do uso de leitores mp3.

    ResponderEliminar