2014/03/10

SkyBox mostra-nos o Google Maps com vídeo em tempo real


Lembram-se de quando projectos como o Google Maps nos deram a possibilidade de ver todo o mundo com imagens de alta-resolução, tornado realidade algo que até aí parecia ser apenas ficção científica? Deste então que as necessidades se alteraram, e hoje sonhamos com o dia em que se possa fazer isso não com imagens que podem ter meses ou anos de atraso... mas sim vídeo em tempo real.

A SkyBox já tinha prometido tornar esse sonho realidade, e agora que já tem um dos seus satélites em órbita, mostra-nos como será o futuro de um Google Maps com vídeo em (quase) tempo real.


Este vídeo chega-nos do primeiro da constelação de 25 microsatélites que a SkyBox quer colocar no espaço, e que permitirão captar vídeo em alta-definição de praticamente qualquer ponto do planeta. Cada um destes satélites pesa "apenas" 120Kg e mede 60x60x90cm - peso e tamanho bastante reduzidos comparados com os satélites tradicionais - e está previsto serem lançados mais 13 até ao final de 2015.

Passar de imagens estáticas para vídeos de alta-resolução nos mapas será um novo salto evolutivo - que, esperemos que tal como aconteceu anteriormente, rapidamente passe de uma solução comercialmente dispendiosa para algo que esteja publicamente acessível a todos. E mesmo se me parece inviável (por agora) ter uma cobertura em vídeo do nosso planeta a 360º... seria mais que interessante ter a possibilidade de ter vídeo em alta-resolução em quase tempo real nas principais cidades e pontos de interesse.

... E claro, preparem-se para uma nova ronda de discussões sobre as possíveis invasões de privacidade que este tipo de tecnologia permite (e que na verdade já poderão estar a ser feitas... mas apenas por aqueles que têm acesso este tipo de brinquedos cuidadosamente mantidos longe do olhar do público, com as agências de segurança de vários países e os militares).

2 comentários:

  1. Parece que já estou a ver algumas mulheres a espiarem os maridos/namorados através deste serviço... ou ao contrario também irá acontecer! lool

    ResponderEliminar
  2. Muito bom! Tecnologia a avançar a um ritmo incrível!

    ResponderEliminar