2014/03/11

Novo cabo da Intel combina 64 fibras para atingir os 800Gbps


Um dos maiores problemas dos computadores actuais é arranjar forma de transmitir (e receber) as enormes quantidades de dados que necessitam ser processados ou que resultam do seu processamento. Por isso se vai assistindo à evolução das velocidades no USB, o surgimento de sistemas como o Thunderbolt, e agora... este novo cabo da Intel que permite transferir até 800Gbps de dados usando fibra óptica.

Na verdade o cabo não utiliza apenas uma fibra mas sim 64 fibras, colocadas numa única ficha de tamanho compacto, e onde 32 estão encarregues de transmitir dados num sentido e as restantes de os receber (e onde cada uma é capaz de transferir 25Gbps num total de 800+800Gbps... ou 1.6Tbps como a Intel anuncia). É uma evolução que será do agrado de todos os que actualmente "desesperam" com as ligações de 10Gbps disponíveis neste momento, e que permitirá uma nova era da comunicação nos data centers e super-computadores - o mercado a que este sistema se destina, pelo menos nesta primeira fase onde os seus custos deverão ser demasiado elevados para "o público".


Outra vantagem é a de se poderem ligar equipamentos a distâncias de até 300 metros (mantendo os 800Gbps nos dois sentidos), e no futuro a Intel prevê duplicar a velocidade de cada fibra dos actuais 25Gbps para 50Gbps, o que permitiria transferir um total de 3.2Tbps sem necessidade de se modificar a ficha ou o número de fibras.

A Intel diz que esta ficha e cabos estarão disponíveis para os clientes interessados já no terceiro trimestre deste ano.

2 comentários:

  1. Gostava de saber como será realizado o processo de montagem do cabo (na figura aparenta ser simples), se podemos trocar as fibras e o hardware resolve ou teremos de ter cuidado com esse pormenor...

    ResponderEliminar
  2. Eu já ficava contente se os PCs trouxessem todas as fichas con USB 3.0, e os dispositivos USB 3.0 (5 Gbit) realmente transferissem dados perto da velocidade máxima. Acho "castiço" ter discos ou pen USB 3.0 a transferirem dados a 20-30 MB / seg que cai ainda na área do USB 2.0 (480 Mbit)

    ResponderEliminar