2014/03/26

Nvidia revela próxima geração de GPUs "Pascal" e a GTX Titan Z


Ainda agora começaram a chegar ao mercado os GPUs Nvidia da série Maxwell, mais eficientes e velozes que a série Kepler, e já a Nvidia nos faz crescer água na boca com o que virá a seguir: os GPUs da série Pascal, e que são descritos como autênticos super-computadores no tamanho de dois cartões de crédito.


Esta nova arquitectura Pascal da Nvidia, que infelizmente só deverá chegar ao mercado em 2016, vai utilizar chips de memória 3D, onde a memória fica empilhada, para acesso mais rápido e menor consumo de energia (e tamanho mais compacto), que permitirá duplicar a memória relativamente às gerações actuais; memória unificada que facilita o processo entre CPUs e GPUs; canal de comunicação NVLink que permitirá ao GPU e CPU (e multi GPUs/CPUs) comunicarem a velocidades de 80GB/s; e tudo isto num camanho compacto que permitirá colocar toda esta potência em equipamentos móveis mais pequenos que nunca.

Todo este poder de processamento possibilitará não só a criação de imagens mais realistas que nunca e em resoluções Ultra HD, como marcará uma nova era de computação e na inteligência artificial. Um cérebro humano tem cerca de 200 mil milhões de neurónios e centenas de biliões de sinapses. Tentar replicar algo desta magnitude é algo que actualmente custaria milhões de dólares, necessitaria de milhares de computadores e CPUs, e dezenas de milhar de GPUs... Com esta nova geração, estaremos um passo mais próximo de fazer com que isso seja possível num formato ao alcance de todas as pessoas (embora ainda falte um longo caminho até que isso seja efectivamente possível).


Mas para quem estiver desesperado por algo novo para já, a Nvidia apresentou também a sua nova GTX Titan Z. Recorrendo aos GPUs Kepler usados na Titan original, a Nvidia limitou-se a colocar dois GPUs na mesma placa, para um total de 5760 núcleos de processamento. Se estão interessados só terão que ir preparando os $3000 dólares que a Nvidia está a pedir por ela...

Eu por mim, já ficaria satisfeito com uma nova GTX 880 da série Maxwell... que está a tardar em chegar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)