2014/03/30

Porsche usa energia do escape para carregar baterias do seu 919 LeMans

Todos sabemos que a competição automóvel recorre à mais alta tecnologia para conseguir espremer o máximo de potência dos motores (e todos os demais componentes automóveis) - mas na sua essência, tudo permanece relativamente inalterado face aos primeiros automóveis, a começar pelo motor de combustão interna. A Porsche vem agora experimentar um novo sistema que tenta aproveitar aquilo os gases de escape para carregar baterias.


Embora seja incrível pensar que existem motores capazes de movimentar um automóvel centenas de quilómetros com poucos litros de combustível, a verdade é que os motores de combustão são profundamente ineficientes, desperdiçando cerca de dois terços (ou mais) da energia contida no combustível.

Os motores eléctricos são mais eficientes mas obrigam a carregar pesadas baterias às costas, e para as manterem carregadas são usados todo o tipo de truques, como aproveitar a energia durante as descidas ou travagens para as recarregar. Mas a Porsche acha que é possível fazer melhor, e vai aproveitar os gases de escape para carregar as baterias.

Na prática, é um sistema idêntico ao que é usado nos sistemas turbo, em que os gases do escape são usados para comprimir o ar na admissão e aumentar a potência - sendo que o segredo estará em encontrar o equilíbrio perfeito entre a potência que é possível retirar destes gases, sem que isso comece a interferir negativamente com o desempenho do motor.

Esta energia é depois usada para alimentar um motor eléctrico no eixo frontal do veículo (o eixo traseiro continua a estar a cargo de um motor "convencional", embora aqui seja um V8 em vez dos habituais boxer a 180º utilizados pela marca), fazendo com que o veículo conte com tracção às quatro rodas nos momentos em que o sistema determina essa necessidade para maior controlo e aceleração.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)