2014/04/13

53º aniversário de Yuri Gagarin no espaço


Foi a 12 de Abril de 1961 que Yuri Gagarin se tornou numa pessoa cujo nome será para sempre recordado, ao ser a primeira pessoa a ter ido para o espaço e regressado, confirmando a nossa entrada oficial na era espacial.

Curiosamente, embora tenha se tenha tornado num símbolo mundial, Gagarin nunca mais regressou ao espaço, tendo sido afastado do programa espacial ao criticar as falhas de segurança da missão Soyuz 1... que efectivamente se veio a despenhar. Gagarin veio a morrer alguns anos mais tarde, num voo de treino, quando tratava de revalidar a sua certificação para voar em caças de combate.

Outra curiosidade pouco conhecida é que mesmo em plena guerra fria, Gagarin e outros pioneiros que infelizmente perderam a vida, foram homenageados pela missão Apollo 15, que levou para a lua uma pequena escultura "Fallen Astronaut" acompanhada por uma placa com os nomes de todos os astronautas que tinham morrido até então.


Com placa ou sem ela, dificilmente nos esqueceremos destes nomes, que tiveram um papel fundamental na conquista do espaço.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)