2014/04/19

CarPlay em funcionamento


Anda tudo com curiosidade para ver que tal o CarPlay será, levando o iOS para dentro dos automóveis e interligando-se com os sistemas a bordo, e agora já vamos podendo ver como é que isso será concretizado.

O sistema irá variar ligeiramente de marca para marca (e até dentro da própria marca) pois dependerá do tipo de painel e ecrã que o automóvel tiver, mas no essencial o CarPlay transpõe para o ecrã do veículo um mini iOS que nos dá acesso às diferentes apps e onde as coisas aparecem sobredimensionadas para uma mais fácil operação - para além de também poderem ser controladas usando-se os comandos do próprio veículo.

Por um lado, acaba por ser algo como aquilo que eu vinha a pedir à anos, de nos automóveis se passar a ter um sistema que fosse mais facilmente actualizado, considerando que a electrónica tem tido a evolução que sabemos, e que faz com que um automóvel com dois ou três anos esteja "obsoleto" nesse aspecto; por outro lado, não posso deixar de ficar desagradado por esta solução ser limitada aos dispositivos iOS (o Android está a trabalhar em sistemas idênticos - mas depois... temos que andar a escolher o automóvel/extras em função de um equipamentos que poderemos trocar ao fim de alguns meses?)

Mas é aquilo que temos por agora. Vejam como é o CarPlay, que quanto a mim ainda sofre de um aspecto demasiado simplista e básico que demonstra bem que ainda "está no início"...

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. " no essencial o CarPlay transpõe para o ecrã do veículo um mini iOS"

    "Transpõe" mas não parece ser um mini iOS. O iPhone usa AirPlay para criar um "espelho" no ecrã do automóvel.

    Talvez o futuro esteja nos sistemas multi-plataforma instalados nos veículos, como o "BlackBerry's QNX operating system", que possam "emparelhar" com o iOS/Android/etc.

    http://www.macrumors.com/2014/03/04/carplay-qnx-integration/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o QNX já é usado há anos na indústria automóvel, e aqui funciona de forma algo idêntica a um "remote access", apresentado os ecrãs mas com o processamento a ser feito no dispositivo iOS (de modo a que o sistema base seja praticamente irrelevante, da mesma forma que podemos aceder remotamente a um sistema Windows a partir de um Linux, Mac, iOS, Android, etc :)

      Eliminar
    2. Este "funciona" exclusivamente com interacção Iphone... ou não?.

      Também acho que na óptica do fabricante automóvel/dispositivo e também do cliente final, será mais que lógico equipamentos "pré"-multi plataforma.

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Ainda assim, não tenho dúvidas que estes equipamentos automobilísticos serão todos "IOS", "Android" e "Windows Phone" num futuro próximo... mais não seja por deriva dos abençoados assistentes pessoais: Cortana, Siri, Now.

    ResponderEliminar
  5. Tinha dúvidas sobre isto (sem tradução):

    "Will CarPlay-enabled vehicles also support Android phones?

    Thanks to the way CarPlay rides on top of a vehicle's native infotainment solution, most CarPlay-equipped vehicles will still feature Android compatibility. You'll simply have to navigate to your car's native interface to use your Android device."

    http://www.tomsguide.com/us/apple-carplay-faq,news-18450.html

    ResponderEliminar