2014/04/01

Google revoluciona programação por voz com o Talk-to-do


Fala-se que a língua que hoje mais falta faz aos jovens não é o inglês, nem o mandarim, mas sim uma linguagem de programação que lhes permita fazer com que os computadores façam aquilo que pretendam. Há países onde isso até se equaciona fazer com que a programação passe a disciplina tão fundamental como a língua ou matemática... mas isso agora passará a ser muito mais simples com a chegada deste Talk-to-do do Google.

Para a maioria das pessoas, a programação é daquelas "coisas complicadas" cheias de letras e símbolos estranhos que se escrevem no computador. Mas não tem obrigatoriamente que assim ser. Quem usa os comandos de voz do Google ou a Siri saberá que há muitas coisas que pode fazer bastando falar: definir alarmes, marcar eventos na agenda, enviar mensagens, etc. Ainda recentemente vimos até que se podem fazer coisas bastante complicadas no Wolfram Alpha usando simples frases de texto que não assustam ninguém; e serviços como o IFTTT colocam a potência da interligação de serviços à distância de todos com as suas "receitas" fáceis de entender.

O Talk-to-do é um sistema que expande essas mesmas bases a um nível mais elevado, e onde em vez de ser necessário aprender qualquer linguagem de programação, passa a ser possível simplesmente explicarem aquilo que querem fazer, falando com o computador.

Em vez de terem que aprender a lidar com APIs do Facebook ou do Twitter, poderão simplesmente dizer coisas como "envia-me um email sempre que algum amigo do Facebook ou Twitter mencionar a palavra Porto"; mas isto é apenas um exemplo básico. O Talk-to-do permite a criação de programas bem mais complexos, entrando num modo interactivo onde cada bloco funcional vos irá pedindo informação adicional até que seja capaz de realizar a tarefa. Um dos exemplos apresentados pelo Google é a criação de um jogo estilo Pac-Man, que foi gerado inteiramente por voz sem que tenha sido colocada uma mão no teclado (até os elementos gráficos foram gerados vocalmente, indicando formas geométricas.)


Como sempre nestas coisas relacionadas com voz, por agora o Talk-to-do do Google é um projecto que apenas funciona em inglês, e por isso faz com que - mesmo não sendo necessário aprender uma linguagem de programação - continua a ser necessário aprenderem inglês. Mas inevitavelmente, lá chegará o dia em que poderão fazer os vossos programas de computador falando em português. Se calhar, até poderão fazê-lo criando um novo Talk-to-do em português... criando-o em inglês.

Agora só nos resta esperar que o Google abra o projecto para uso público, para o podermos ver em acção.

1 comentário:

  1. Claramente plausivel (not hehe)... Escrevi este cometario com o Talk to do...

    ResponderEliminar