2014/04/24

Japan Display tem ecrãs Ultra HD 4K para Tablets que não reduzirão a autonomia

Os smartphones de topo começam a chegar-nos com uma resolução de 2560x1440 que envergonha a maioria dos monitores que utilizamos, mas no caso dos tablets o objectivo parece ser saltar desde já para a desejada resolução Ultra HD 4K. E agora a Japan Display vem reavivar ainda mais esse interesse dizendo que tal será possível sem ter impacto adverso na autonomia.

Há vários fabricantes que se vão desculpando, dizendo que estes ecrãs de resolução elevada não oferecem nenhum benefício face a uma resolução Full HD mas que são bastante mais gastadores e reduzem significativamente a autonomia. A Japan Display, fabricante de painéis LCDs, diz que não.

Depois de no ano passado nos ter mostrado um ecrã 4K de 12" destinado a tablets, este ano a empresa já tem um painel que aumenta ainda mais a densidade dos pixeis (de 365 para 438ppi) oferecendo a resolução 4K num ecrã de 10" - mas onde a melhor parte é a de que estes ecrãs de 3840x2160 (quatro vezes a resolução Full HD) da Japan Display têm o mesmo consumo energético dos actuais LCDs de 2560x1600 utilizados nos tablets.

Sim, pode ser um exagero; sim, pode ser que a maioria das pessoas nem note diferença ao passar de um ecrã de 2560x1600 para um de 3840x2160... mas... isso em nada invalida que eu queira ver um brinquedo destes ao vivo! Venham de lá os tablets 4K! :)

2 comentários:

  1. A questão de serem mais gastadores é apenas um dos problemas. O outro é o esforço que estes ecrãs com um número ridículo de pixels põe sobre GPUs que já por si não são própriamente potentes quando comparados com GPUs de PCs.

    Mas óbviamente que isso pouco interessa para uma companhia que vende ecrãs...

    ResponderEliminar
  2. Pessoalmente achava mais inteligente esta empresa fazer um ecrã de 2560x1600 com consumos de um ecrã 1080p. Se em vez de manterem a autonomia e fazerem embutidos de pixeis nos ecrãs/câmaras, começassem a melhorar o que há e duplicassem a autonomia e optimizassem o software com coisas realmente úteis, aí sim "é que tinha assunto"!

    Exemplo: tenho iPad Mini Retina (Carlos, ofereci - me para fazer review dele e Note 3, recusaste porque estavas a fazê-la também mas nunca as vi aqui lol :-p) com um SoC 64 - bit e ecrã 2k, e a pergunta é o que vai fazer agora a Apple? Impressão digital? CPU quad core? Mais megapixel?

    OK. ... e onde estão os widgets e Multitasking decentes??? Coisas simples em Android como partilhar material e ficheiros, ter UMA cópia dum ficheiro e abrir em várias app, etc etc é um pesadelo no iOS. Ter 3 janelas de browser abertas e um ficheiro Word e copiar coisas delas para o Word é um pesadelo! Como os iOS só tem 1 GB RAM está sempre a "reabrir" as janelas e muitas vezes crasha o browser. Coisa que no Note 3 faço a brincar ...

    Enfim, muitos pixeis, muitos GHz, muitos core ...e no final o que a malta NÃO GEEK e adulta quer como funcionalidade e muita bateria... não estão lá.

    ResponderEliminar