2014/04/24

Google Stars será tentativa de tornar útil os favoritos e bookmarks


Em tempos eram algo indispensável em qualquer browser; actualmente tornaram-se num repositório em que poucas pessoas se aventuram em entrar... Refiro-me aos bookmarks que vamos marcando nos browers, e que após algumas tentativas de os mantermos organizados, rapidamente perdemos as esperanças e passamos a fazer pesquisas no Google (ou outro) sempre que pretendemos encontrar algo. Mas o Google quer fazer com que os favoritos se tornem mais úteis, com o seu Google Stars.

Quando o Google simplificou o processo de marcar um favorito com uma estrela, a coisa parecia engraçada... mas rapidamente se descobriu que ia dar ao mesmo que os velhos bookmarks. Com o Google Stars a ideia é levar este conceito mais longe, e transformar o acto de marcar algo com uma estrela (que não se limita apenas a páginas mas poderá referir-se também a emails, documentos, etc.) numa espécie de registo que será compilado em pastas facilmente acessíveis e pesquisáveis, podendo elas próprias serem partilhadas publicamente, tornando-se em autênticos "blocos de notas" públicos sobre determinados temas. Até se poderá olhar para isto como sendo uma tentativa de responder às "revistas personalizadas" do Flipboard...

Deveremos ficar a conhecer melhor este Google Stars, e de forma oficial, durante o próximo Google IO a 25 e 26 de Junho... e vamos lá ver se revitaliza a utilização das "estrelinhas" no Chrome e serviços do Google.

Vocês dão uso a isso com frequência? (Eu só raramente o faço, para alguns emails que queira marcar como pendentes/urgentes... mas de resto, pouco ou nenhum uso dou às estrelas, quer nos documentos, quer como bookmarks no Chrome.)

6 comentários:

  1. Eu dou muita tenção ao favoritos, pois tento guardar e organizar todos os sites que me interessam e que vou encontrando de forma a rapidamente quando precisar chegar ao que quero. Em termos dessa gestão, o opera para mim era o melhor, mas na sua versão anterior (por exemplo 11.6), é que com as mais recentes actualizações , ficou igual ao chrome, ou seja nada prático. Por mais estranho que pareça, ainda utilizo a versão antiga do opera quando pretendo "navegar", pois ainda não encontrei uma boa solução alternativa... Pode ser com este google stars isso mude....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, no Opera encontras o melhor gestor de bookmarks, isto se tiveres ficado pela versão 12.16 (que recentemente até foi atualizada para 12.17) porque se tiveres migrado para a versão com o webkit podes dizer adeus aos bookmarks assim como muitas outras coisas(mas isso são outros quinhentos...)

      Se procuras uma alternativa ao Opera experimenta o Maxthon. É tb muito completo mas não tão fluido como o Opera.

      Claro que os bookmarks são muito úteis ou queres que o Google (ou outro) saibam constantemente por onde andas?

      Eliminar
    2. Por isso que continuo sempre a instalar o 12.16 em todos os meus pcs. Até porque é o único onde funciona o sincronismo de contas.
      E ainda bem que dizes isso do 12.17 porque andava a recusar actualização, achava que eles me queriam mandar para o novo.

      Eliminar
    3. Eu já experimentei a algum tempo Maxthon, e na altura achei o que disseste, era pouco fluido. Vou continuar com o meu opera 12.16, na esperança que qualquer dia os Senhores do Opera tenham a brilhante ideia de voltar a colocar um bom gestor de favoritos. Talvez seja por estar muito habituado, mas esta barra lateral com acesso rápido a favoritos, transferências, notas, etc..faz muita falta...
      Mas Hugo, achas que eles não sabem onde tu andas?

      Eliminar
    4. Claro que sabem, so nao lhes vou facilitar o trabalho :)

      Quanto ao opera versao webkit podes sempre experimentar utilizando a versao portatil, encontras isso em portableapps por exemplo.

      Eliminar
  2. Eu marco tudo o que me interessa. Tento (sem grande sucesso, confesso) organizar logo ao marcar. Tendo em conta os vários PCs (casa/trabalho), plataformas móveis (tablet/sphone),... é quase obrigatório usar o chrome (embora haja outros serviços). Também uso outros serviços como o Evernote (muito), pocket (menos) e o onenote (por causa do feedly) para criar versões de referencia.

    ResponderEliminar