2014/04/27
Kremlin quer Bloggers registados pelo governo
Por vezes somos tentados a pensar que vivemos num mundo civilizado, mas infelizmente somos muitas vezes confrontados com situações que nos fazem pensar se este mundo em que vivemos não está constantemente "no fio da navalha" onde tudo poderá ir por água abaixo caso um ou outro interveniente assim o decida. Na Rússia, a liberdade de expressão parece estar em vias de extinção, se esta nova lei for realmente para a frente.
O Kremlin quer que todo e qualquer blogger registe a sua actividade numa lista que será mantida pelo governo, sendo que no caso de ter mais de 3000 visitantes diários passará a integrar uma lista "especial" com um conjunto de obrigações ainda mais restrito, idênticas às que são seguidas pelos "media" tradicionais, e onde se incluem coisas como a proibição de publicar algo "violento", ou com linguagem "obscena", ou ainda tudo o que governo considerar extremista ou relacionado com o terrorismo.
A lei ainda terá que passar pelo Tribunal Constitucional, que será agora a última esperança para que os blogger russos ainda possam recorrer aos seus blogs para desabafar e partilharem as suas preocupações e ideias.
A mim preocupa-me seriamente ver que em vez de se avançar e evoluir no sentido de uma cooperação internacional cada vez mais aberta e polivalente, e onde a liberdade de expressão - livre de ameaças ou pressões como as que aqui estão a querer fazer - se pareça estar a regredir em muitos aspectos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)