2014/04/09

Land Rover mostra-nos um carro transparente para facilitar as manobras


Temos visto sistemas que tentam fazer um carro invisível, mas a Land Rover está a estudar um sistema que se encontra mais próximo da realidade e que será do agrado de todos os que já tenham sofrido com o facto de não verem aquilo que está mesmo à frente do carro, fora do seu ângulo de visão.

A ideia deste capot transparente da Land Rover é espantosamente simples, embora levante algumas questões quanto à sua aplicação num futuro próximo.

Câmaras na frente do veículo captam imagens do que se passa à sua frente, e essas imagens são depois projectadas no pára-brisas usando um HUD panorâmico, sobrepondo as imagens reais sobre a área obstruída pelo capot, fazendo com que o condutor continue a ver o terreno, como se o seu automóvel tivesse uma frente transparente.


Alguém que já tenha circulado fora da estrada saberá como isso poderá ser útil, particularmente naquelas casos em que uma subida a pique nos faça seguir completamente às cegas, vendo-se apenas "o céu".

Tecnicamente, para além da necessidade de um sistema HUD "panorâmico" que abranja a largura completa do pára-brisas, interrogo-me especialmente com o efeito que isto causaria no passageiro ao lado do condutor. É que para que este efeito seja conseguido, a projecção terá que ser feita de modo a que coincida com a perspectiva do condutor, que obviamente não é a mesma do passageiro que viajar ao seu lado. Claro que se poderá dizer que isso é secundário, pois o que interessa é mesmo dar esta informação ao condutor... mas... não deixa de ser um detalhe que fico curioso em saber como iriam resolver.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)