2014/04/09

Intel e SGI testam supercomputador submergido em Novec da 3M


O calor é um dos principais inimigos dos equipamentos electrónicos, e que infelizmente é gerado pelos processadores cada vez mais potentes que usamos nos computadores e placas gráficas. Para um data center ou um super computador com milhares de processadores, todos este calor obriga a que se gaste energia adicional em ventilação e refrigeração; algo a que alguns tentam escapar com instalações em regiões gélidas do planeta. Mas pode haver uma solução mais simples...

Este não é o primeiro sistema de arrefecimento que recorre a placas submersas em líquido, mas desta vez a Intel e a SGI estão a usar um novo líquido desenvolvido pela 3M chamado Novec que poderá tornar este sistema mais atractivo. Segundo a 3M, este líquido permite reduzir em até 10 vezes o espaço ocupado pelos sistemas de arrefecimento por líquido tradicionais, facilitando também o aproveitamento e recuperação do calor gerado, e dispensando a necessidade de ar condicionado para manter o sistema nas temperaturas ideais.

Este líquido evapora-se a uma temperatura baixa (34ºC) permitindo absorver mais energia, e caso este teste realizado pela Intel e SGI venham a comprovar a sua eficiência... não será difícil imaginar muitos data centers a telefonarem para a 3M para cortarem nas contas do ar condicionado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)