2014/04/22

LG G Watch vai ter ecrã "sempre ligado"


Os smartwatches estão prestes a invadir o mercado em força, com dezenas (centenas?) de modelos e variantes, e um dos mais aguardados é este G Watch da LG, que virá com o novo Android Wear e que parece estar bem encaminhado para poder tornar-se também num eventual "Nexus Watch" do Google. Agora ficamos a saber mais alguns detalhes, incluindo um ecrã que estará sempre ligado.

Este pormenor do ecrã poderá parecer irrelevante, mas é algo que realmente se faz sentir no dia a dia. Acho curioso como as pessoas se "acomodam" a limitações da tecnologia, e que passem a considerar isso normal. Durante séculos tivemos relógios que mostram continuamente as horas; mas hoje em dia as pessoas consideram normal que para se ver as horas seja necessário carregar num botão para "acordar" o ecrã - tanto num smartwatch como até nos smartphones.

Este G Watch da LG já tem site oficial, e para além de ficarmos a saber que estará disponível em preto e "champanhe", o aspecto mais curioso é a referência de que irá utilizar um ecrã que estará continuamente ligado: certamente usando um ecrã com tecnologia que lhe permite manter a imagem sem gastar energia.

Curiosamente, para algo que deveria ser um dos seus grandes pontos positivos, não percebo porque razão a LG depois nos apresenta tantas fotos com o seu G Watch com o ecrã... apagado.

Confesso que o G Watch da LG com Android Wear era um dos modelos que me parecia melhor encaminhados e que me estava a causar grande interesse. Só que depois da Motorola nos mostrar o seu Moto 360 os smartwatches quadrados rapidamente passaram a parecer "fora de moda". Ainda assim, espero bem que este G Watch venha a surpreender tudo e todos, e mostrar que os smartwatches são realmente equipamentos funcionais e úteis no dia a dia.

4 comentários:

  1. Estou para ver o preço disto....Para além de que o google now em PT, nem nos smartphones é decente, logo acredito que um relógio que se baseia mutio no voice input e google now não seja grande sucesso por aqui. O pebble continua para mim a ser o mellhor smartwatch do mercado, porque basicamente cumpre aquilo a que se propõe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A voz é um aspecto que tem que ser ainda muito melhorado, mas o Google Now é já bastante útil em PT. Vou espreitar o Google Now no Nexus 5 cerca de uma dúzia de vezes por dia, para ver sugestões que ele me faz de notícias; já para não falar do estado do tempo, e se há transito sempre que me meto no carro - e isto tudo sem recorrer a voz. Coisas que bem seriam mais práticas de poder espreitar no pulso do que ir ao smartphone.

      E curiosamente, quando fui a Lisboa, não faltaram sugestões de "locais a visitar" e "sítios para tirar fotografias" nas imediações de onde estava - como se fosse um turista. :)

      Eliminar
    2. O pebble é muito interessante e levaram aquilo na direcção certa, mas deitaram tudo ao charco a partir do momento em que ainda não resolveram os muitos problemas alfandegários, e não houve até hoje uma versão 2.0 com um ecrã maior e de maior resolução. Para a carcaça consegue-se um hardware muito superior e mais bateria.

      O Pebble e o Raspberry Pi são exemplos de excelentes inovações, mas a versão 2.0 tarda demasiado em aparecer ...

      Eliminar
  2. O Sony Smartwatch 2 também tem o ecrã sempre ligado. Sem cores, é certo, mas ligado.

    ResponderEliminar