2014/04/24

MS adicionará Start Menu ao Windows 8 em Setembro


A recente actualização ao Windows 8.1 veio dar resposta a muitos utilizadores que desejavam um Windows 8 não tão radicalmente diferente dos anteriores no modo desktop; no entanto havia um aspecto que continuava a faltar: o start menu. Agora, parece que finalmente a MS se prepara para trazer de volta aquilo que os utilizadores tanto desejam, com uma nova actualização que deverá chegar este Verão.

É um regresso de um Start Menu remodelado, com uma integração de elementos "metro" e que já foi mostrado durante a última conferência Build da Microsoft, e que certamente virá acabar definitivamente com uma das mais frequentes e imediatas reclamações dos utilizadores que transitam do Windows 7 (ou anteriores) para o Windows 8.

Claro que há formas alternativas de adicionar um start menu ao Windows 8, mas esse é um elemento que os utilizadores de longa data deste sistema operativo esperam encontrar de origem no sistema, e que por isso mesmo se tornou em algo tão criticado. Pela minha parte, não compreendo sequer porque se terá a MS sujeitado a toda esta situação, sendo que teria sido muito fácil manter o Start Menu no ambiente desktop clássico (assim como dar desde logo a possibilidade de ser feito o arranque directamente para lá, em vez de se ter que esperar por uma actualização que adicionasse essa capacidade) e assim ter evitado todas estas críticas que apenas serviram para dar uma "má fama" ao Windows 8.

... Embora, para além de todos os aspectos estéticos e de funcionalidade do interface, que são o mais importante para o consumidor doméstico e que poderão ser resolvidos com estas simples adições, me pareça que ainda há muito a fazer a nível das funcionalidades mais escondidas, de gestão e administração, para convencer os responsáveis pelos parques informáticas nas empresas a adoptarem este novo Windows.

8 comentários:

  1. Concordo... dá até vontade de fazer uma birra para com a Microsoft:

    "Agora também já não quero!"... :)

    O comando "Windows + X" ajuda em muitas das situações, buscando atalhos bem práticos.

    ResponderEliminar
  2. Nunca percebi, o problema do star menu ou a falta dele, mas...!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deves ser daqueles que adora o Windows 8 e é "surdo" a quem faz uso do Start Menu frequentemente.

      Eliminar
    2. Não sou "surdo" e muito menos adorador de "não sei o quê", volto a repetir nunca senti falta do star menu (e não sou o único), mas respeito quem o diz que faz falta. ;-)
      O star menu sempre esteve presente mas de forma diferente, então agora com o Win 8.1 nem se fala, até setinhas meterem no inicio para ensinar e um ícone no canto inferior esquerdo que nos leva ao "star menu" mas como não é o star menu modelo Win XP/vista/7 já faz confusão, as pessoas no geral são relutantes a mudanças mas isso é outro problema.
      O win 8.1 agora até abre directamente no ambiente de trabalho, até o metro style metia confusão alguns, como se fosse difícil de clicar na janela com a denominação "Ambiente de Trabalho".
      Para concluir tenho denotado que quem mais sente a falta do star menu é o utilizador que nunca utilizou ou então utilizou durante 30m/1h e desses utilizadores alguns nem o ambiente de trabalho encontraram, outros como não viram o star menu tradicional perderem-se por completo sem encontrar o que desejavam, mas compreendo perfeitamente que na óptica de o utilizador normal seja um "bicho de sete cabeças", ainda bem que a microsoft está gradualmente a adaptar-se, o SO android e IOS está a tornar os utilizadores ainda mais inadaptados ao uso de windows/linux, etc, já com o XP era um filme para alguns, a cada passo tenho um pc cá em casa para ver o que se passa. hehehehe

      Eliminar
    3. Silver, o Metro Style em PCs é uma aberração assim como o RT: a ideia é excelente, a execução horrível. Um UI de telemóvel/tablet desenhado para Touchscreen num PC totalmente dominado pelo teclado e rato é de chorar a rir, assim como querer dar ares de Desktop num tablet... que não o é (RT).

      Não sei o que "fumam" na Microsoft mas é o mesmo que chegares a um carro, tiras o volante e metes um ecrã onde para conduzires é "à lá iPad" com toques no ecrã. O Metro Style não tem lugar nos Desktop con rato e teclado, e muito menos passar do UI "W7" para um Metro...

      Eliminar
    4. Eu também nunca percebi esse STAR MENU, pelo simples fato de que ele NÃO EXISTE, mas sim o START MENU, esse sim existe e sempre fez falta.

      Eliminar
  3. Eu ficava contente com algo idêntico ao "Alfredo"(com a mesmo velocidade e funcionalidades) que existe para o OS X.

    ResponderEliminar
  4. Eu não entendi foi retirarem o menu start, e tandem não entendo a política de NÃO darem opção é de ... não lançarem já o menu start? tipo o código necessário será tão complexo que até um estagiário da Microsoft o faz numa semana já em versão final e testada ...

    Em todo o caso são anos a fio com o menu e retirarem por completo sem dar opção é tão estúpido que nem sei como saiu da Microsoft.

    Se há 5% dos utilizadores que estão bem sem a opção, OK. Mas os outros 95 ... Eu por exemplo sou GEEK e jovem e a mudança do 7 para o 8 custou-me porque as alterações são POUCO intuitivas e POUCO produtivas. E pessoas com alguma idade como o meu pai... comprou um PC novo com o Windows 8 (tinha Windows 7) e ao deparar-se com o novo formato ficou tão tão confuso que perguntou me se não podia formatar o PC e instalar o 7. Quando liguei a função de entrar directamente para ambiente Windows "clássico" e instalei o Start Classic... 5 estrelas e já ficou super satisfeito com a fluidez e velocidade de arranque. Mas a Microsoft que meta a cabeça no lugar

    ResponderEliminar