2014/04/17

MS promove as apps universais Windows


É um aspecto que já por vezes abordamos, e que finalmente a Microsoft parece empenhada em promover: as primeiras apps universais Windows já chegaram, fazendo com que uma única compra dê acesso a uma app que funciona no computador, nos tablets e nos Windows Phone.

As primeiras apps universais Windows já chegaram, e são os jogos Halo: Spartan Assault e o Skulls of the Shogun, que podem ser comprados tanto por intermédio da Windows Store como da Windows Phone Store.

Embora não se trate (ainda?) de uma verdadeira universalidade que transcendas as diferentes plataformas - algo que eventualmente só será conseguido por intermédio das web apps (e daí o nosso interesse estratégico em plataformas como o Firefox OS) - estas apps vêm relembrar que há custos crescentes associados à nossa aposta na plataforma que se utiliza.

Para quem usa diferentes plataformas: Windows, Mac, iOS, Android, PlaySation, XBox, etc. dá-se por vezes com a frustrante situação de ter comprado algo para uma delas... e depois ter que comprar novamente para outra(s) plataformas. Poderá argumentar-se que há custos associados ao desenvolvimento para as diferentes plataformas; mas para um utilizador final, a coisa será mais rapidamente comparada à inaceitável proposta de lhe tentarem cobrar múltiplas vezes por uma mesma música ou filme dependendo de o querer ver na televisão da sala, ou do quarto, ou no seu tablet, ou no seu smartphone.

Embora estas apps universais se resumam ao universo Windows, há muito que dizemos que esse é um grande trunfo que a MS tem de momento, de ter o único ecossistema que abrange a totalidade dos dispositivos: dos desktops aos portáteis, dos tablets aos smartphones, e não deixando sequer de fora a sala de estar com as suas Xbox. É bom que se apressem a tirar partido disso, antes que os "outros" se apressem a fazer o mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)