2014/04/23

O que pensam dos novos domínios da web?


A internet cresceu com meia dúzia de domínios bem conhecidos - como o .com, .net, .org - e pelos dos respectivos países; mas desde então não tem parado de se expandir para outras paragens, e a recente abertura a novos gTLD (generic top level domain) tem feito com que os serviços de venda destes registos façam tudo por tudo para nos fazer gastar mais umas dezenas de euros por ano.

Não há dia que passe sem que receba vários emails a sugerirem-me a compra de domínios .CEO, .GURU, .EMAIL, .TIPS, e muitos outros (.CLUB, .PHOTOGRAPHY, .SOLUTIONS, etc.) E tal como o mercado bolsista, também aqui parece haver diferenciação de preços em função do suposto interesse em cada um deles, fazendo com que alguns deles possam chegar aos $40 dólares anuais, como no caso do .guru.

Desde o início que eu não fiquei muito convencido com a chegada destes novos domínios, que mais me pareceram ser uma manobra de marketing para fazer com que quem tivesse uma identidade digital online se sentisse obrigado a "investir" para a proteger, comprando mais umas dúzias de domínios nestes novos gTLD como forma de protecção contra potenciais abusadores. Mas o que é certo é que isso só se verificará se realmente lhes for dada qualquer importância... senão acabarão por ser (des)considerados como qualquer outro dos muitos domínios semi-descartáveis que já existiam.

Mas o que me interessa no meio de tudo isto é: como é que estão vocês a lidar com estes novos domínios? Já se deixaram convencer e investiram neles... ou têm optado por ignorá-los?

3 comentários:

  1. Mas que grande granel! Posso parecer antiquado, mas prefiro a simplicidade: 3 letras... Today=tdy, photography=pht, etc... comercial=com, governamental=gov, organização=org, etc...

    ResponderEliminar
  2. Minha primeira tentativa "abertoatedemadrugada.COM"
    Minha segunda tentativa "abertoatedemadrugada.PT"
    Minha terceira tentativa "Essa não existe". Acabo por ver outra coisa...

    Afinal era: abertoatedemadrugada.QUALQUERCOISA.
    As novas gerações talvez se adequem a esses novos domínios. :)

    ResponderEliminar
  3. as hipóteses são demasiadas, acho que será um exagero que terá mau resultado...
    vejam só as http://www.onlydomains.com/new-gtlds

    ResponderEliminar