2014/04/23

Cota - Electricidade wireless sem barreiras a mais de 10m de distância


Há muito que somos fãs dos carregadores wireless mas até ao momento isso significa que os dispositivos dispensam os cabos mas têm que ser posicionados a poucos milímetros dos carregadores. Com este novo sistema chamado COTA, o sonho de se poder recarregar continuamente equipamentos à distância enquanto se anda por casa pode estar finalmente prestes a tornar-se realidade.


Falamos deste sistema pela primeira vez no ano passado, e desde então eles continuam a melhorá-lo, podendo agora carregar equipamentos a mais de 10m de distância, mesmo com paredes e pessoas pelo meio. Parte do segredo do sistema está no facto de cada dispositivo enviar continuamente um sinal que permite ao emissor localizá-lo, e enviar energia direccionada para cada dispositivo (mesmo sendo vários em simultâneo) e assim evitar o desperdício de estar a irradiar energia de forma indiscriminada em todas as direcções.

Estando por agora limitado a uma potência de 1W, ainda não estamos perante uma solução que nos permita manter continuamente em operação equipamentos gastadores; mas é um primeiro passo nessa direcção. Ainda assim, continuam a haver pessoas que duvidam da validade do sistema e se recusam a acreditar que tal coisa seja possível. Portanto, o melhor é fazer com que isto saia para o mercado o mais rapidamente possível e assim todos poderão comprovar se realmente funciona tão bem como nos conta o seu criador.

A estação de carregamento Cota deverá ter um custo de $100 e chegar ao mercado no próximo ano.

2 comentários:

  1. Estou mortinho que o meu vizinho compre isto para eu carregar os meus equipamentos à borla :-) agora falando a sério, ainda me deixa reticente os efeitos que terá esta energia a viajar no "espaço" no corpo humano. A ver vamos, mas que era bom era :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente, como se já não bastasse a quantidade de espectro electromagnético gerado pelo Homem que já nos atravessa todos os dias...

      Eliminar