2014/04/01

Samsung Galaxy S5 tem o melhor ecrã da actualidade


A tecnologia OLED tem evoluído significativamente nos últimos anos, e o ecrã do mais recente Galaxy S5 da Samsung vem demonstrá-lo da melhor forma possível. Segundo testes dos especialistas, o ecrã do Galaxy S5 é simplesmente o melhor ecrã da actualidade.

Embora a Samsung tenha apostado em ecrãs OLED (Super-AMOLED) para os seus topos de gama, as evoluções desta tecnologia fazem-se notar a vários níveis, como a reprodução de cores e, talvez ainda mais importante: a eficiência energética. Segundo os testes da DisplayMate, o ecrã do Galaxy S5 supera todos os testes de forma brilhante, tornando-se no novo ecrã de referência que os concorrentes terão que superar (ou no mínimo, igualar).

Comparativamente com o Galaxy S4, o ecrã do S5 é 22% mais luminoso em circunstâncias normais, podendo chegar a uns incríveis 47% (698 cd/m2) no modo de ajuste automático em ambientes de alta luminosidade. Também de realçar o facto de isto não ser conseguido à custa do sacrifício do extremo oposto da escala, o S5 tem um modo "super-dimming" que permite ter uma luminosidade super-reduzida (2 cd/m2) ideal para trabalhar na escuridão, e sem que isso afecte negativamente a reprodução de cores e qualidade de imagem.

O S5 tem vários modos de visualização: Adapt Display, Dynamic, Standard, Professional Photo, e Cinema; que alteram o comportamento do ecrã. Nos modos de Cinema e Professional Photo o S5 consegue atingir excelentes níveis de reprodução de cor (o melhor já medido num ecrã de smartphone ou tablet).

E por último, importa referir que mesmo tendo uma área de ecrã 4% maior e sendo capaz de atingir um brilho bastante superior, o ecrã do Galaxy S5 consegue ser 27% mais eficiente que o do seu antecessor, o Galaxy S4. Para o mesmo nível de luminosidades, o Galaxy S5 gasta 18% menos energia que um S4, o que se deverá fazer notar na autonomia (e isto sem ter em conta os habituais modos de poupança de energia, que reduzem o brilho e colocam o brackground a preto - sendo que nos ecrãs OLED o preto não gasta energia e as cores escuras gastam menos que as cores claras.)

Some-se a isto as habituais vantagens dos ângulos de visão dos OLED e pouca variação de cor... e temos como resultado final um smartphone de topo que vem com um ecrã que não deixará de impressionar os que lhe puserem os olhos em cima.

3 comentários:

  1. Acho que não é bem assim. O artigo só compara OLEDs e só da Samsung. Vi a mesma afirmação noutros sites mas parece-me que tem de ser contextualizada.

    Não vou entrar em tecnicidades mas ainda há pouco tempo vi (youtube) outra comparação de várias marcas/tecnologias e os resultados não eram bem estes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que a conclusão deles não deixa margem para dúvidas: "Based on our extensive Lab tests and measurements, the Galaxy S5 is the Best performing Smartphone display that we have ever tested". Se se aplicasse apenas a determinado segmento ou tecnologia de ecrãs penso que fariam questão de o referir.

      Como sempre, testes há muitos (e alguns podem ser subjectivos), aqui nestes da Displaymate são dados analíticos que facilmente se comprovam/desprovam, e daí eu dar-lhes maior credibilidade que aos testes sem este tipo de medições.

      (Isso não invalida que certas pessoas prefiram outros - tal como no caso dos OLEDs com cores saturadas, que muitas pessoas preferem às cores realistas, por exemplo.)

      Eliminar
    2. Obrigado pelo heads-up! Lendo o artigo (na diagonal) fico sempre com a sensação que apenas comparam OLEDs e Samsungs.

      Eliminar